Publicidade
Manaus
Restauro

Após obra ser embargada, marquise de loja no Centro está em serralheria

Objeto retirado da fachada de prédio histórico está sendo restaurado. Empresa aguarda a liberação do projeto para que trabalhos sejam retomados. SEC garantiu que vai acompanhar restauro 19/11/2016 às 05:00
Show marquise 1
Estrutura foi desmontada para ser restaurada, mas como projeto ainda não foi aprovado pelo Implurb, obra segue embargada (Foto: Evandro Seixas)
Kelly Melo Manaus (AM)

As lojas “Marisa” recorreram da multa aplicada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no início do mês, pela retirada da marquise de uma das lojas, no Centro, sem a autorização prévia do órgão. 

De acordo com o Implurb, a empresa apresentou defesa, que está sendo analisada pelo setor jurídico competente do município, e entregou os novos documentos, plantas do projeto e deverá entregar nos próximos dias, o projeto específico de restauro, com responsável técnico devidamente habilitado.

Enquanto o processo não é concluído, a obra permanece embargada pelo órgão, embora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tenha concedido uma autorização emergencial para o restauro da estrutura, visto a degradação da peça. 

Ontem, A CRÍTICA localizou a empresa responsável por realizar a manutenção das peças da marquise, que possui mais de cem anos. 

A empresa fica no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste. A estrutura metálica de mais de meio tonelada, foi toda desmontada. As peças estão bastante enferrujadas e algumas placas soltas. 

Como a obra está embargada, a empresa aguarda a liberação do projeto para que os trabalhos sejam retomados e, posteriormente, para que a marquise volte ao lugar de origem.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, técnicos da SEC vão acompanhar a obra para garantir que o restauro seja feito corretamente. Ainda segundo Braga, a manutenção só pode ser realizada depois que o Implurb e o Iphan aprovarem o projeto específico, que está em andamento.   

Publicidade
Publicidade