Quarta-feira, 27 de Maio de 2020
Restauro

Após obra ser embargada, marquise de loja no Centro está em serralheria

Objeto retirado da fachada de prédio histórico está sendo restaurado. Empresa aguarda a liberação do projeto para que trabalhos sejam retomados. SEC garantiu que vai acompanhar restauro



marquise_1.JPG Estrutura foi desmontada para ser restaurada, mas como projeto ainda não foi aprovado pelo Implurb, obra segue embargada (Foto: Evandro Seixas)
19/11/2016 às 05:00

As lojas “Marisa” recorreram da multa aplicada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), no início do mês, pela retirada da marquise de uma das lojas, no Centro, sem a autorização prévia do órgão. 

De acordo com o Implurb, a empresa apresentou defesa, que está sendo analisada pelo setor jurídico competente do município, e entregou os novos documentos, plantas do projeto e deverá entregar nos próximos dias, o projeto específico de restauro, com responsável técnico devidamente habilitado.



Enquanto o processo não é concluído, a obra permanece embargada pelo órgão, embora o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tenha concedido uma autorização emergencial para o restauro da estrutura, visto a degradação da peça. 

Ontem, A CRÍTICA localizou a empresa responsável por realizar a manutenção das peças da marquise, que possui mais de cem anos. 

A empresa fica no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste. A estrutura metálica de mais de meio tonelada, foi toda desmontada. As peças estão bastante enferrujadas e algumas placas soltas. 

Como a obra está embargada, a empresa aguarda a liberação do projeto para que os trabalhos sejam retomados e, posteriormente, para que a marquise volte ao lugar de origem.

De acordo com o secretário de Estado de Cultura, Robério Braga, técnicos da SEC vão acompanhar a obra para garantir que o restauro seja feito corretamente. Ainda segundo Braga, a manutenção só pode ser realizada depois que o Implurb e o Iphan aprovarem o projeto específico, que está em andamento.   


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.