Segunda-feira, 14 de Junho de 2021
Pioneirismo na educação

Martha Falcão 35 anos:  legado de amor pela Educação

Reconhecido por ter gestão de excelência na educação, o Colégio Martha Falcão completa mais um ano de atividade se reinventando para integrar os alunos ao mundo contemporâneo



1904571_9852436A-A3C4-4605-9880-6962EA9CF088.jpg Foto: Divulgação
16/05/2021 às 07:00

Há 35 anos nascia em Manaus o Colégio Martha Falcão, instituição reconhecida pelo pioneirismo em oferecer ensino de qualidade e que vai além da sala de aula, através de projetos, atividades culturais, esportivas e ambientais, que desenvolvem nos alunos a socialização, senso crítico, criatividade, iniciativa, responsabilidade e valores.

Não é à toa que a escola leva o nome daquela que foi sua grande inspiração, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016, mas que deixou um legado de uma família de professores que acreditam no poder transformador da educação. 



Inaugurado pela professora Nelly Falcão de Souza e o advogado Geraldo Pio de Souza, o Colégio Martha Falcão nasceu da necessidade de acolher os pequenos que concluíam a Educação Infantil no Pinocchio Centro Educacional, que é do mesmo grupo empresarial.

“Gradativamente fomos ampliando as séries oferecidas, até fechar o Ensino Básico e, hoje, contamos com alunos que fazem parte de gerações de famílias que estudaram conosco, entre eles, médicos, engenheiros, jornalistas, artistas, políticos, advogados, cientistas e professores”, relata Nelly Falcão.

Gincana

Neste ano, para comemorar o aniversário da instituição, toda a comunidade escolar se engajou em uma grande gincana, que inclui desde ações sociais e ambientais, como a arrecadação e distribuição de mudas, doação de cestas básicas, além da conscientização para prevenção contra o novo coronavírus. Os alunos mobilizaram diversas personalidades da cidade a participarem através de vídeos, com mensagens de apoio. O conteúdo pode ser conferido nas redes sociais do Colégio Martha Falcão.

O lutador José Aldo, defensor público Rafael Barbosa, médica Cinthia Arruda, cantor David Assayag, procurador geral Marco Aurélio Choy, deputado Serafim Correa, influenciadora digital Bruna Castro, governador Wilson Lima, o ex-aluno e diretor da Bemol Denis Minev, jornalista Mazé Mourão, palhaço Goiabada, modelo Maria Azedo, radialista Daniel Anzoategui, cantor Cileno, jornalista e colunista social Guto Oliveira e o sambista Neguinho da Beija Flor são algumas das 500 personalidades que participaram da ação.

Raízes educativas

Acessibilidade, laboratórios, segurança e anfiteatro também fazem parte da infraestrutura da sede da instituição.    “Somos considerados uma escola modelo, pois buscamos reunir, em um só lugar, todas as nossas experiências de vida, inclusive inspiradas em outros países. Já conheci o sistema de ensino da Finlândia, Genebra e, neste ano, irei até Singapura”, pontua a educadora. 

Graças a essa bagagem, o Colégio Martha Falcão já ganhou várias premiações e destaques nacionais. Entre os mais recentes está a participação na Revista Inspirações, que trouxe iniciativas de 18 escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Também no ano passado, o Martha Falcão recebeu o Prêmio Escolas que Inspiram, na categoria Gestão de Excelência. A instituição foi destaque por conta do projeto de implementação do Ensino Remoto, Protocolo de Retorno e Ensino Híbrido.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.