Maternidade Ana Braga, em Manaus, promove o 1º Encontro de Prematuros
O evento foi realizado nessa quinta-feira (17), na sede da unidade de saúde, localizada na avenida Alameda Cosme Ferreira, São José I, Zona Leste 17/12/2015 às 13:27
Para chamar a atenção quanto à importância do pré-natal, a Maternidade Ana Braga, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), reuniu quase 80 mães e bebês, que nasceram prematuramente, no “I Encontro de Prematuros”. O evento foi realizado nessa quinta-feira (17), na sede da unidade, localizada na avenida Alameda Cosme Ferreira, São José I, Zona Leste.
De acordo com o diretor da maternidade, José Antenor Barbosa, além de alertar as mães para a importância do pré-natal, o encontro também comemorou o sucesso do método Canguru – que prevê um cuidado mais humanizado ao recém-nascido internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“É importante comemorar o sucesso do programa, que consiste em colocar o bebê em contato pele a pele com a mãe ou com o pai, porque ele reduz a mortalidade. Isso é comprovado cientificamente. E essas mães são verdadeiras guerreiras por agüentarem todo o drama da prematuridade”, comentou.
Barbosa explicou que qualquer grávida pode ter o filho prematuro, mas se fizer o pré-natal, esse risco diminui muito. “A taxa de prematuridade é de 10%, mas se a grávida fizer o pré-natal direito esse índice cai para até 1%. O Ministério da Saúde preconiza no mínimo seis consultas de pré-natal, mas muitas mulheres fazem somente uma ou três”, apontou.
Segundo o diretor da Maternidade Ana Braga, os bebês prematuros nascem com imunidade baixa e correm risco de desenvolver problemas graves, como infecção pulmonar e distúrbios neurológicos e lesão cerebral pela falta de oxigênio na hora do nascimento, que podem ser sim tratadas, curáveis ou até mesmo irreversíveis.
A Maternidade Ana Braga é referência no tratamento de prematuros em Manaus através do método Canguru. “Nós possuímos uma equipe multidisciplinar de excelência para que os prematuros sejam tratados com dignidade, ciência e medicina, permitindo desta forma que eles tenham uma vida normal”, afirmou Barbosa.
Atualmente, a maternidade conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) para o atendimento de prematuros. Segundo o diretor da Ana Braga, José Antenor Barbosa, em 2015, o número de nascidos prematuros foi de 754 crianças, uma média de 50 ao mês, um índice alto.
+ Manaus
-
Sine Manaus seleciona para 19 vagas de emprego nesta...
-
Bebê é sequestrado e levado de dentro de maternidade...
-
OAB-AM cobra providências sobre médico que agrediu p...
-
Mulher violentada por médico durante parto não quer ...
-
Eletrobras Amazonas abre posto de atendimento ao cli...
-
Laudo de reconstituição do acidente que matou sargen...
-
Susam pede afastamento de médico que agride mulher e...
-
TCE-AM suspende dispensa de licitação de R$ 32,9 mi ...
-
Procedimento é aberto pela DPE-AM para apurar mortes...
Veja também
- Bebê é sequestrado e levado de dentro de maternidade em Manaus, diz mãe
- Evento discute maternidade e carreira
- Policiais militares realizam parto de mulher dentro de carro na Zona Leste
- Wilson Lima reúne secretariado e recebe relatório de equipe de transição
- Saberes e sabores amazônicos são compartilhados durante encontro no Musa
- Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília; Wilson comparece
- Encontro de candidatos com setor da construção civil tem apenas Wilson Lima
- Susam inicia treinamento em prevenção à mortalidade materna