Publicidade
Manaus
CELEBRAÇÃO

Maternidade Dona Lindu comemora seis anos com entrega de kits para bebês

De acordo com a diretora da IMDL, Grasiela Leite, em seis anos, o Instituto Dona Lindu realizou 1.248.601 atendimentos e 55.122 partos 17/06/2016 às 10:46 - Atualizado em 17/06/2016 às 10:51
Show asdasd
As mães internadas na unidade receberam “kits” de enxoval para bebê (Evandro Seixas)
Silane Souza Manaus (AM)

O Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), completa nesta sexta-feira (17), seis anos de funcionamento. Para comemorar a data, funcionários e convidados participaram de uma celebração ecumênica, no auditório da instituição. Na ocasião, as mães internadas na unidade receberam “kits” de enxoval para bebê.

De acordo com a diretora da IMDL, Grasiela Leite, em seis anos, o Instituto Dona Lindu realizou 1.248.601 atendimentos e 55.122 partos.

 "Os atendimentos foram de mulheres da capital, interior e indígenas. 60% dos partos foram normais e 40% cesária. E estamos  com planos que vai possibilitar que as mulheres tenham maior acesso a parto normal", disse.

A diretora se referiu a implantação do Centro de Parto Normal Intra-Hospitalar. O projeto, que está em fase de conclusão, faz parte dos esforços da Secretária Estadual de Saúde (Susam) para tornar o parto normal uma experiência cada vez mais natural e humanizada. "Ainda esse ano o Centro será implantado", garantiu Grasiela.

Segundo ela, o Instituto da Mulher Dona Lindu foi planejado para ser um marco no conceito de acolhimento e atendimento humanizado. Na área de Obstetrícia, o IMDL também tem como política o atendimento humanizado às grávidas e seus recém-nascidos, com uma série de características que fortalecem as boas práticas na assistência ao parto.

"A maternidade também é pioneira, no Amazonas, na utilização do método Canguru, que permite o contato pele a pele entre mãe e bebê, estimulando a amamentação nos primeiros momentos após o parto e contribuindo, por exemplo, no processo de recuperação das crianças prematuras".

Associado ao IMDL funciona o Banco de Leite Fezinha Anzoategui. Este é um dos três que compõem a rede de Bancos de Leite do Estado. As ações de apoio e estímulo ao aleitamento materno asseguraram ao Instituto o título de Hospital Amigo da Criança, concedido pelo Unicef/Ministério da Saúde a instituições de saúde que seguem os chamados “10 Passos do Aleitamento Materno”.

No instituto também está implantado, ainda, o primeiro Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual (SAVVIS) do Estado, que presta assistência multidisciplinar, com equipe especialmente capacitada para este tipo de acolhimento.

Publicidade
Publicidade