Maternidade Nazira Daou recebe certificado ISO 9001
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, esta é a terceira vez que a maternidade conquista a ISO 9001 24/02/2016 às 13:17
A maternidade Dona Nazira Daou, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), recebe nesta quinta-feira (25) a certificação internacional ISO 9001/2008 e passa a adotar o Acolhimento por Classificação de Risco (ACR).
A maternidade foi a primeira do Brasil a ter a certificação, que demonstra o comprometimento com a qualidade dos serviços. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, esta é a terceira vez que a maternidade conquista a ISO 9001. A primeira foi em 2007. “Isso é fruto do trabalho realizado, diariamente, pelo corpo clínico e administrativo da maternidade, buscando oferecer o melhor atendimento às pacientes que recebe”, disse.
Para receber o selo, a unidade passou por auditoria externa da empresa italiana Rina Services, que avaliou diversos critérios, envolvendo desde a entrada da paciente até o atendimento final. “A forma como o paciente é recebido pela equipe e o tempo de espera para realização da admissão são alguns dos critérios que foram avaliados durante a auditoria. A ISO garante a qualidade e a segurança da assistência em saúde que oferecemos aos pacientes, a gestão otimizada dos recursos e a transparência”, explicou o diretor da unidade, José Menezes Ribeiro.
Segundo ele, a maternidade também passará a adotar o sistema de Acolhimento por Classificação de Risco (ACR), como recomenda o Ministério da Saúde. Com a maternidade Nazira Daou, a Susam já possui 19 unidades de saúde utilizando essa classificação, que é também denominada de Protocolo de Manchester.
O Protocolo adota o sistema de atendimento classificado de acordo com a situação clínica do paciente. “As pacientes serão identificadas por cor azul, verde, vermelha, laranja, amarelo, variando de acordo com a urgência dos casos”, frisou.
Dessa forma, disse ele, a unidade, que realiza cerca de 20 partos diariamente, irá otimizar o atendimento e garantir que pacientes que chegam em estágio mais avançado sejam atendidas com prioridade.
Inaugurada em 27 de setembro de 2002, a maternidade Nazira Daou dispõe de 69 leitos. A unidade conta com um serviço ambulatorial voltado para o acompanhamento pré-natal de gestantes.
*Com informações da assessoria de comunicação.
+ Manaus
-
Quem faz curso técnico tem mais chances no mercado d...
-
Casas estão com sob risco após tubulação estourar co...
-
Seduc não responde a 38 ofícios da DPE para garantir...
-
Grávida e bebê morrem durante parto e família denunc...
-
Sine Manaus e Setrab oferecem 64 vagas de emprego ne...
-
Turista em viagem no AM é hospitalizada e familiares...
-
Ciclista morre com cabeça esmagada por ônibus no con...
-
Serviços online ajudam consumidor na busca por preço...
-
Com o maior número de etnias, Amazonas tem 53 idioma...
Veja também
- Evento discute maternidade e carreira
- Policiais militares realizam parto de mulher dentro de carro na Zona Leste
- Uninassau Manaus abre 7 mil vagas em cursos gratuitos de capacitação
- Inscrições para cursos gratuitos em atendimento acontecem nesta segunda
- Haddad diz que Bolsonaro não tem qualificação para ser presidente
- Brasil pode perder certificado de eliminação do sarampo, alerta Opas
- Cetam lança 3.499 vagas para Manaus em cursos gratuitos
- Semtrad abre inscrições para 105 vagas em cursos gratuitos