Publicidade
Manaus
Manaus

Maternidade Nazira Daou recebe certificado ISO 9001

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, esta é a terceira vez que a maternidade conquista a ISO 9001 24/02/2016 às 13:17
Show 1
Maternidade Nazira Daou
acritica.com ---

A maternidade Dona Nazira Daou, unidade da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), recebe nesta quinta-feira (25) a certificação internacional ISO 9001/2008 e passa a adotar o Acolhimento por Classificação de Risco (ACR).

A maternidade foi a primeira do Brasil a ter a certificação, que demonstra o comprometimento com a qualidade dos serviços. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, esta é a terceira vez que a maternidade conquista a ISO 9001. A primeira foi em 2007. “Isso é fruto do trabalho realizado, diariamente, pelo corpo clínico e administrativo da maternidade, buscando oferecer o melhor atendimento às pacientes que recebe”, disse.

Para receber o selo, a unidade passou por auditoria externa da empresa italiana Rina Services, que avaliou diversos critérios, envolvendo desde a entrada da paciente até o atendimento final. “A forma como o paciente é recebido pela equipe e o tempo de espera para realização da admissão são alguns dos critérios que foram avaliados durante a auditoria. A ISO garante a qualidade e a segurança da assistência em saúde que oferecemos aos pacientes, a gestão otimizada dos recursos e a transparência”, explicou o diretor da unidade, José Menezes Ribeiro.

Segundo ele, a maternidade também passará a adotar o sistema de Acolhimento por Classificação de Risco (ACR), como recomenda o Ministério da Saúde. Com a maternidade Nazira Daou, a Susam já possui 19 unidades de saúde utilizando essa classificação, que é também denominada de Protocolo de Manchester.

O Protocolo adota o sistema de atendimento classificado de acordo com a situação clínica do paciente. “As pacientes serão identificadas por cor azul, verde, vermelha, laranja, amarelo, variando de acordo com a urgência dos casos”, frisou.

Dessa forma, disse ele, a unidade, que realiza cerca de 20 partos diariamente, irá otimizar o atendimento e garantir que pacientes que chegam em estágio mais avançado sejam atendidas com prioridade.

Inaugurada em 27 de setembro de 2002, a maternidade Nazira Daou dispõe de 69 leitos. A unidade conta com um serviço ambulatorial voltado para o acompanhamento pré-natal de gestantes.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade