Sábado, 20 de Julho de 2019
ABANDONO

Mato invade calçadas no Novo Aleixo e pedestres são obrigados a correrem riscos

Ao invés de caminharem nas calçadas, os pedestres são praticamente obrigados a andar pela rua, correndo o risco de serem atropelados a qualquer momento



MATO.JPG Segundo populares, já houve casos de atropelamentos e ainda há risco. Foto: Jair Araújo
21/12/2017 às 07:36

Utilizar calçadas para se deslocar com segurança é um direito de todo cidadão, mas não é o que acontece com os moradores e trabalhadores que passam pela rua  José Romão, localizada no bairro Novo Aleixo, na Zona Norte da cidade. Ao invés de caminharem nas calçadas, os pedestres são praticamente obrigados a andar pela rua, correndo o risco de serem atropelados a qualquer momento. Isso porque as calçadas foram tomadas por mato há vários meses.

Segundo moradores e trabalhadores da área, há vários meses a calçada está intrafegável, inclusive eles nem lembram quando funcionários da Prefeitura de Manaus passaram pelo local para limpar pela última vez. Diariamente Coraci Mendes de Carvalho, 53, passa pelo local e testemunha “quase” acidentes. “O fluxo de veículos aqui é muito intenso. Pode observar por alguns minutos que os carros passam em alta velocidade e tem muito carro pesado, isso deixa a situação ainda mais perigosa”, disse o motorista, que trabalha em uma empresa próximo da rua.

O lado direito da rua (sentido Cosme Ferreira Novo Aleixo) é o mais afetado. O descaso é tanto que o trecho tomado pela vegetação é de quase 1 quilômetro. Além do mato alto, os moradores também reclamam de bueiros entupidos, que provocam o “caos” quando chove, diz ela.


Onde as calçadas não estão tomadas por mato, há outros obstáculos (Foto: Jander Robson)

“O mato está muito alto mesmo e, além de colocar nossas vidas em risco todos os dias, quando chove toda a sujeira das calçadas entra e entope os bueiros, que acabam deixando nossa situação ainda mais perigosa”, disse o jardineiro Bruno Oliveira, 23, que trabalha em um conjunto na rua José Romão há mais de dois anos e nem lembra quando foi a última vez que capinaram as calçadas.

Buraco até na calçada

Além da vegetação alta há vários meses, os pedestres também reclamam da falta de manutenção das calçadas da rua. Segundo eles, vários trechos da calçada estão esburacados, o que acaba dificultando a locomoção com segurança.

“Quando o mato não toma conta da calçada, a gente tenta andar por ela. Só que também é complicado, os buracos que são comuns nas ruas da cidade aqui são corriqueiros nas calçadas também. Está uma zona isso aqui, bueiro que entope, calçada cheia de buraco e o mato invadindo tudo”, criticou o estudante Rubens da Silva.

A reportagem do Portal A Crítica entrou em contato com a Prefeitura de Manaus para questionar sobre a situação de abandono da rua José Romão. Com relação ao matagal, a PMM informou que uma equipe da Secretaria Municipal de Limpeza Pública irá ao local esta semana.

Pedestres correm risco de serem atropelados em vários trechos (Foto: Jander Robson)

Situação cria risco de acidente

Diante do perigo provocado pelo descaso da prefeitura, pedestres contaram que já houve casos de atropelamento na rua. “Os motoristas não aliviam também. Já vi uma senhora sendo atropelada, graças a Deus o carro não vinha tão rápido, mas aqui é uma rua de trânsito pesado, o risco de acidente grave é grande”, disse o jardineiro Bruno Oliveira, 23.

A doméstica Priscila da Mata, 25, contou que quase foi atropelada recentemente. Ela caminhava pela calçada, mas teve que ir para a rua porque chegou em um trecho que já havia sido completamente tomado pelo matagal. “Foi tudo muito rápido, quando vi o carro estava muito próximo. Pulei para dentro do matagal, foi por pouco. Deus me livrou”, contou a doméstica. 

Segundo ela, há risco de acidentes diários na avenida e uma tragédia pode ocorrer caso não haja ações de limpeza e manutenção das calçadas.

Equipe acionada

Com relação às calçadas e bueiros, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou, por meio de nota, que uma equipe já foi acionada para revificar a situação do local e atuar na revitalização, caso necessário, mas não informou prazos.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.