Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
PELA INTERNET

Matrícula de novos alunos da rede pública pode ser feita pela internet no AM

São disponibilizadas mais de 190 mil novas vagas, das quais 151 mil são para a rede estadual e 39 mil para municipal; confira como efetivar a matrícula pela internet



show_Foto_Divulga__o_Semed__2__5813DF1E-59B3-454E-B6D0-79D9CCE39EF0.jpg Foto: Arquivo AC
17/01/2020 às 07:35

Já está disponível o portal de matrículas para inscrição no ano letivo das escolas estaduais e municipais, no caso de Manaus. A reserva das vagas poderá ser feita por meio do site, clicando aqui, ou de forma presencial, em qualquer unidade pública de ensino. O período para matrícula de novos alunos é válido para todas as unidades públicas estaduais e municipais, inclusive para as escolas de Tempo Integral e com a gestão da Polícia Militar do Amazonas.

Para os alunos novatos, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro online, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do pai ou responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar para ativar o cadastro.



Ao todo, serão disponibilizadas mais de 190 mil novas vagas, das quais 151.641 são da rede estadual e 39.240 da municipal.

De acordo com o diretor-presidente da Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), João Guilherme de Moraes Silva, o período de matrícula de novos alunos é quando, historicamente, são registrados os maiores acessos pela procura de vagas.

“Em 2019, foram 89.834 reservas de vagas neste período. Para este ano, nossa expectativa é ainda maior em relação a este número e, por isso, realizamos melhorias na nossa infraestrutura tecnológica para suportar a alta demanda”, explicou.

Reserva e confirmação 

Quem optar por reservar a vaga pela internet deverá preencher todas as informações, como o nome da escola escolhida e o ano de ensino do estudante novato.

A coordenadora de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Irlanda Araújo, reforça que, após a reserva de vaga, os pais ou responsáveis deverão confirmar a matrícula, dirigindo-se à unidade de ensino em que a vaga foi reservada. “Após a solicitação de matrícula, os pais ou responsáveis pelos estudantes deverão, obrigatoriamente, comparecer à escola em que obtiveram a vaga, com a documentação necessária para efetivar a matrícula”, informou Irlanda Araújo.

Os pais têm até três dias úteis para irem até a escola selecionada apresentar os documentos solicitados, que são: certidão de nascimento, documento do responsável, comprovante de residência, duas fotos 3x4 e carteira de vacina.

Darlene Liberato, gerente de Matrícula da Semed, explica o procedimento para a realização da reserva de forma presencial.

“Neste caso (presencial), os pais ou responsáveis poderão procurar qualquer escola estadual ou municipal de Manaus, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para solicitar a reserva de vaga. Depois disso devem ir, no dia seguinte, até a unidade de ensino escolhida para entregar os documentos do aluno e concluir o processo de matrícula”, concluiu.

Nova oportunidade

A partir de terça-feira (21) será aberto o período para todos os grupos (alunos regulares, alunos com deficiência e também os novatos) que perderam os prazos para efetuarem a matrícula, de acordo com a disponibilidade de vagas.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.