Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020
SAÚDE e Educação

Matrículas com segurança: Escolas desenvolvem tour on-line para atender novos pais

Creche Bebê Bombom e Colégio Conexus inovam ao apresentar solução tecnológica



foto_1_CE09DD38-20DE-4DBB-88D8-BDA9E8C9C205.JPG Rhayssa Souza, atendimento ao cliente, durante visita virtual. Foto @eusouajaque
04/09/2020 às 20:07

Em época de pandemia, é preciso se reinventar. Para garantir segurança, duas escolas de Manaus estão recebendo pais interessados em novas matrículas de forma remota. A família agenda a visita virtual e recebe uma vídeo chamada no dia e horário combinados. 

"Estou surpresa com a procura", conta Rhayssa Sousa, atendimento ao cliente da Creche Escola Bilíngue Bebê Bombom. "Em menos de um mês de retomada das aulas presenciais, já tivemos muita gente ligando", completa.

A adoção de protocolos rígidos de segurança permitiu a volta do convívio escolar, tão importante para as crianças. "Nada como vê-los felizes de novo", comemora Annik Barbosa, diretora. "Nossa maneira de beijar e abraçar mudou, mas o afeto não. O acolhimento, sem dúvida, é prioridade aqui na escola, tanto quanto a biossegurança e a parte pedagógica", completa. 



Foto Annik (legenda: Diretora supera desafios e vira referência para outras escolas) Foto arquivo escola.

Marcele Reis matriculou o filho, de 1 ano e 8 meses, na Bebê Bombom assim que a creche escola bilíngue reabriu. Ela conta que durante o confinamento sentiu, como nunca, a necessidade de colocar o pequeno Benjamin para estudar. "Sou médica e passei esses meses todos trabalhando muito. Meu marido também viaja a trabalho e chegou a ficar retido no interior, sem poder voltar pra casa. Minha prima foi quem me deu toda ajuda. Eramos só eu, ela e o Benjamin. Aí, percebi que ele estava ficando um pouco antissocial e que o desenvolvimento dele não estava sendo o esperado. Por isso, assim que as coisas melhoraram, procurei a escola e, impressionante, em pouco tempo, já sentimos tudo melhorar".

Dra. Marcele Reis e o filho, já na creche.Foto @eusouajaque

A escolha da creche ou da escola nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos pais pedem referências, pesquisam e, como a Marcele, fazem questão de conhecer tudo in loco. Para atender a esses pais, a Rhayssa agenda a visita remota de acordo com a conveniência da família. "Na Bebê Bombom as salas de aula tem nome de cor (Verde, Vermelha… até chegar na Colorida, quando as crianças entram no Ensino Fundamental I). Cada sala tem características próprias, por isso preparei apresentações de cada uma, que costumo compartilhar com os pais. Também explico nossa proposta pedagógica, metodologias... no fim, saio mostrando tudo com o celular", explica a atendente. 

Além da visita, todas as entrevistas para matrícula são feitas à distância. "Eu conversei com a psicóloga e com a nutricionista (procedimentos obrigatórios) on-line. Já tinha visitado a escola antes da pandemia", conta Vanessa Adams, mãe da Maria Clara. "Fiquei estudando escolas e aí procurei uma que fosse bilíngue, que trabalhasse bem a socialização e me desse segurança pra deixá-la lá e ficar tranquila no trabalho", explica.  

Annik lembra que a creche é importante para todas as crianças, não apenas para aquelas que os pais trabalham. "Os primeiros anos de vida são fundamentais, são o alicerce, vão servir de base para todas as experiências futuras. Quanto melhor a criança se desenvolve na primeira infância, mais condições de aprendizado terá lá na frente", explica.

Quando as crianças são maiores, elas querem conhecer o ambiente, querem ver os colegas, professores… Por isso, no Connexus, escola que oferece do Ensino Fundamental ao Médio, as visitas remotas levam em consideração essa particularidade. "A gente bate um papo bem legal, explica o que nos faz diferentes, fala da nossa preocupação com os conteúdos, mas também com o bem estar de cada criança e aí mostra tudinho, como se a família estivesse dentro da escola. Mais uma mudança desses novos tempos!", diverte-se Gustavo Jinkings, Diretor de Inovação.

"Ainda não podemos abrir a escola fisicamente porque nem os pais dos nossos alunos estão podendo entrar neste momento. E esse rigor no cumprimento das regras é extremamente importante. Não foi por acaso que tivemos uma volta expressiva de alunos às aulas presenciais. Os pais confiam na seriedade do nosso trabalho. Lembrando que as aulas à distância continuam para quem prefere manter os filhos em casa", completa.

Muitas famílias têm procurado o Connexus depois que a pandemia começou exatamente pelo trabalho feito à distância. O Colégio já trabalhava com plataformas digitais e teve certa facilidade para se adaptar ao momento.

As matrículas no Connexus estão limitadas à existência de vagas e a maioria das salas está com a capacidade esgotada. Para 2021, é possível fazer reserva. 
A Bebê Bombom, por ser creche escola, recebe estudantes ao longo do ano todo, mas também tem limite de vagas. As visitas on-line podem ser marcadas pelos telefones ou whatsapp da escola e também on-line, através de links disponibilizados nas redes sociais.

Contatos Connexus: 981113170 / ou no site clicando aqui
Contatos Bebê Bombom: 981113171 / ou no site clicando aqui

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.