Publicidade
Manaus
META É INFORMATIZAR

Matrículas para escolas da rede pública começam nesta sexta (13), no AM

Para alunos portadores de necessidades especiais - com foco no atendimento virtual: a novidade deste ano é o pedido pelo aplicativo 13/01/2017 às 05:00
Show matriculas03333
Irlanda Araújo mostra o aplicativo, que já teve mais de 45 mil downloads. Foto: Winnetou Almeida
Silane Souza Manaus

As solicitações de matrículas de novos alunos para o ano letivo de 2017 já podem ser feitas pelo site: www.matriculas.am.gov.br ou pelo aplicativo “Matrículas Amazonas”, ferramenta disponível para smartphones, nas plataformas Android e iOS. Mas, hoje, o atendimento, via estes meios de comunicação, é exclusivo para alunos novos com deficiência e para a rematrícula de alunos com deficiência que fizeram parte da rede pública no ano letivo de 2016.

A partir de amanhã, o atendimento segue para os demais estudantes. A solicitação de matrículas para novos alunos estará disponível em todas as etapas da educação básica: ensino infantil, ensino fundamental (do 1º ao 9º ano), ensino médio (do 1º ao 3º ano) e Educação de Jovens e Adultos (Eja) e poderá ser feita até o dia 20. Ao todo, serão ofertadas mais de 183 mil vagas em escolas da rede pública de ensino pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus.

A coordenadora da Gerência de Matrículas da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), Irlanda Araújo, explica que, para fazer a solicitação de matrícula online (site ou aplicativo), basta preencher todas as informações do aluno e escolher a unidade de ensino. “Mas este procedimento só reserva a vaga para o aluno. A confirmação da matrícula tem que ser feita, obrigatoriamente, de forma presencial mediante a documentação, em até três dias”, enfatizou.

Entre os documentos para a efetivação da matrícula estão: comprovante de escolaridade original, certidão de nascimento, CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade, e cópias do comprovante de residência, do cartão de vacinação, duas fotos 3×4 recentes, original e cópia do documento de identificação (com foto) do responsável pela matrícula para os alunos do ensino médio ou maiores de 18 anos de qualquer ensino.

Sem internet?
Para as famílias que não têm acesso à internet para solicitar a matrícula, Irlanda esclareceu que, nesses casos, o atendimento presencial se dará em todas as escolas estaduais do interior e capital, bem como nas instituições da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Manaus. “As pessoas que não puderem acessar internet ou que não tenham celular para utilizar o aplicativo podem recorrer ao atendimento preferencial, entre os dias 16 e 20, de 8h às 17h”, afirmou a coordenadora da Gerência de Matrículas da Seduc.

Prazo para transferências terminou
Ontem encerrou o prazo de transferência para alunos que estudaram na rede pública de ensino em 2016 e, por algum motivo, solicitaram a mudança para outra escola da rede este ano. Conforme Irlanda Araújo, o procedimento foi o mesmo: eles tiveram que fazer a solicitação de matrícula pelo site ou aplicativo e tiveram três dias para comparecer à escola onde reservaram a vaga e confirmar a matrícula mediante a apresentação de sua documentação.

Estrutura de apoio e mais facilidades
Para evitar que o sistema fique sobrecarregado e prejudique as solicitações de matrículas de novos alunos para o ano letivo de 2017, a empresa de Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) informou que preparou uma infraestrutura tecnológica que inclui servidores web e de aplicação, equipamentos de segurança e banco de dados, além de uma equipe técnica disponível 24h para atender alunos e responsáveis durante a matrícula, que inicia no fim de semana, justamente quando o sistema está sendo menos utilizado.

Entre as novidades que a Prodam trouxe para o portal de matrículas está a praticidade na busca pela escola, que agora pode ser feita por bairro. Assim, o aluno pode optar pela instituição mais próxima de sua casa, além de poder visualizar a localização das escolas. A empresa também foi a responsável pela navegabilidade do portal e pelo desenvolvimento do aplicativo “Matrículas Amazonas”, cujo objetivo é o de proporcionar aos cidadãos a comodidade de ter acesso aos serviços de governo na palma da mão.

 

Publicidade
Publicidade