Publicidade
Manaus
SAÚDE

Médicos doam equipamentos que asseguram cirurgias ortopédicas no João Lúcio

O Instituto de Traumato-ortopedia do Amazonas fez a doação de quatro perfuradoras elétricas que vão viabilizar cirurgias ortopédicas na unidade hospitalar da Zona Leste de Manaus 12/02/2017 às 16:40 - Atualizado em 12/02/2017 às 16:49
Show 1193854
Médicos do Itoam e o equipamento doado à unidades de saúde da Zona Leste (Foto: Winnetou Almeida)
Mayrlla Motta Manaus (AM)

Para realizar cirurgias ortopédicas, o médico precisa de um perfurador elétrico. Sem o equipamento, não há como executar o procedimento. Nesta semana, o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio e o PS da Criança Joãozinho, no bairro Coroado, Zona Leste, corriam o risco de ter cirurgias suspensas por falta do material, segundo denúncia do Instituto de Traumato-ortopedia do Amazonas (Itoam).

Na manhã de sábado (11), o Instituto fez a doação de quatro perfuradoras elétricas às unidades. De acordo com o diretor-presidente da entidade, Rafael Benoliel, apenas um equipamento das unidades estava funcionando, para atender a demanda adulta e infantil, sendo que o mesmo instrumento ainda era dividido com a neurocirurgia.

“Os perfuradores são utilizados diurnamente em cirurgias, e com o tempo o material fica desgastado, pois tem um tempo de vida útil. Com esse quadro, as unidades de saúde corriam o risco de ter as cirurgias suspensas. Fizemos a doação de dois equipamentos para cada unidade”, disse Benoliel.

Segundo ele, as perfuradoras devem atender a demanda das unidades até o Governo do Estado realizar a compra de mais equipamentos.: “O Itoam se antecipou para garantir o atendimento da população, pois sem o perfurador o médico não tem como realizar a cirurgia”.

Publicidade
Publicidade