Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
TRANSCENDER

Meditar e transformar: técnicas de líderes indianos serão compartilhadas em Manaus

Papo Sustentável “Jovens Agentes de Transformação do Mundo” acontece na sexta-feira (29) na Fundação Amazonas Sustentável



medita__o_7A777D4F-F9FE-47F8-B286-6A81BC110478.jpg Foto: Reprodução
25/11/2019 às 12:00

As circunstâncias que em nascemos, crescemos, trabalhamos e vivemos influenciam nas condições de como enfrentamos os desafios que se apresentam na vida cotidiana. Lidar com problemas como estresse, ansiedade e depressão não é tarefa fácil para ninguém, e para a juventude moderna, dos 16 a 28 anos, que são os futuros tomadores de decisões, é extremamente importante aprender isso.

Como ultrapassar as barreiras para ter uma boa saúde mental é o que vem impulsionando, nos últimos anos, os líderes indianos Preetaji & Krishnaji, da escola de filosofia e meditação "One Consciousness Transformers” & “One Consciousness Trainers” (O&O, da sigla em inglês), criadores da iniciativa global beneficiente World Youth Change Makers (WYCM), a visitarem vários lugares do mundo para ensinar como a prática milenar da meditação a jovens.



Mas qual a importância da preocupação com a saúde mental do público jovem? Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), só no Brasil uma média de 800 mil pessoas comete suicídio todos os anos e, entre os jovens de 15 e 29 anos, essa é a segunda principal causa de óbito, geralmente motivada pela falta de conhecimento na resolução de problemas, desde problemas financeiros a términos de relacionamento ou doenças crônicas.

A estudante de Psicologia Lara Amaral, 21, começou a meditar por conta própria a fim de solucionar um problema que a atrapalhava na hora de dormir: a insônia, que a acometia há anos. "Me identifiquei com a meditação, senti que me fazia dormir melhor, mas ainda tive dificuldade em praticar diariamente, então procurei a yoga combinada com a meditação com ajuda profissional. Melhorei além da qualidade do sono, as dores e o mal estar causados pela insônia e pela rotina", contou a estudante.

Benefícios da meditação

A meditação por si só é uma aliada no combate à dor, ao estresse, à ansiedade e à depressão e ajuda no aumento do bem-estar físico e mental porque melhora a oxigenação do cérebro. A comprovação dessas afirmativas foi publicada em 2014 num artigo da Universidade Johns Hopkins, no Jama Internal Medicine, onde tais benefícios são acessíveis a todos e todas independentemente de formação educacional e econômica.

Durante o primeiro ano do mestrado da engenharia civil Josana Gomes, 26, o estado emocional estava afetado. Ela começou a praticar meditação em sessões de ioga por sugestão do esposo. "No primeiro ano do mestrado tive crises de ansiedade e pânico para sair de casa. Foi então que meu esposo tomou como iniciativa a meditação para nós, como casal. Os benefícios são fatos", disse.

Segundo Josana, a prática do yoga mais a meditação resultaram em muitos benefícios, tanto físicos como mentais. "A técnica de respiração ensinada na meditação, auxilia no controle da ansiedade, traz calmaria e reduz os pensamentos negativos. Passei a respeitar cada músculo do meu corpo, dar a devida importância a eles e controlar partes tensas do meu corpo também", afirmou.

Papo sustentável

E é com esse objetivo que acontece pela primeira vez em Manaus na sexta-feira (29), das 8h às 12h, o Papo Sustentável “Jovens Agentes de Transformação do Mundo”, um workshop gratuito realizado pela escola de filosofia e meditação "One Consciousness Transformers” & “One Consciousness Trainers”, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na rua Álvaro Braga, 351, com foco no público de jovens de 16 a 28 anos.

Durante o Papo Sustentável, as técnicas e a metodologia de meditação criada pelos líderes indianos Preetaji & Krishnaji serão ensinadas ao público. De acordo com a organizadora do evento, Inaiá Ayaní, um dos objetivos é gerar impacto transformador na vida dos jovens manauaras e ensiná-los sobre o poder da consciência, para eles se tornarem capazes de criar um destino diferente para si e para o mundo.

"A meditação correta tem o poder de mudar o padrão cerebral, dissolver redes neurais que geram e alimentam os estados de sofrimento, e criar, de fato, novos caminhos neurais de belos estados de conexão e criatividade. No curso, os jovens irão aprender e se empoderar para que possam transformar a própria vida", concluiu Inaiá Ayaní.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.