Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Imunização em massa

'Mega Vacinação' acontece em 30 pontos de vacinação na Arena da Amazônia

Mais de 435 mil pessoas pessoas ainda não retornaram para completar o esquema vacinal. Destas, 370 mil são da capital



megavacinacao2_076812B1-C374-42CA-B879-2A1A292209C2.jpg Foto: Altemar Alcantara / Semcom
20/11/2021 às 13:12

Manaus é uma das seis capitais brasileiras a receber a “Mega Vacinação contra a Covid-19” neste sábado (20). Além da capital amazonense, a imunização em massa acontece também em Brasília (DF), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

A mobilização nacional, coordenada pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Secretária Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal contra a doença.



O Amazonas é o segundo estado do Norte com mais pessoas aptas a tomar a segunda dose do imunizante. Mais de 435 mil pessoas pessoas ainda não retornaram para completar o esquema vacinal. Destas, 370 mil são da capital.

De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, o principal objetivo da ação, que acontece mesmo no feriado, é vacinar esta população que ainda não foi assistida.

“É necessário que a gente faça esse maior engajamento tendo em vista que temos 370 mil pessoas que procuraram a sua segunda dose. É importante que haja esse tipo de evento para que a gente chame a atenção da população porque só assim sairemos da pandemia”, declarou a secretária.

Dose de reforço

Além disso, a campanha também está aplicando a terceira dose (de reforço) em todos que já tomaram as duas doses dos imunizantes CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer.

“Temos 207 mil pessoas na capital, aptas a tomar sua terceira dose ou dose de reforço. Existem 30 postos de vacinação na Arena da Amazônia que vão funcionar até 18h. Mas há nove postos espalhados pela cidade, incluindo shoppings centers que tem o horário estendido até 21h”, acrescentou Fraxe.

Para a técnica de análise clínica, Cristina Luniere, a capital deve se conscientizar na importância da vacinação.

“Devemos pensar na nossa saúde e do nosso próximo. No começo tinha um receio das reações da vacina. Mas, depois que vimos várias pessoas tomando e inclusive da área da saúde, decidi tomar o imunizante”, confessou a amazonense.

Cristina Luniere acrescenta ainda que na sua família existem pessoas que optaram por não receber a vacina contra Covid-19.

“A gente fica preocupado por ele não querer tomar. Ainda não entrei em contato com ele. Isso já tem alguns meses, mas espero que ele tome. Eu e meu marido, por exemplo, tivemos Covid-19 no ano passado. Mesmo que não tenhamos tido sintomas fortes. A sensação de não conseguir dormir com medo de ficar sufocada com falta de ar é horrível. A gente não sabe da força desse vírus”, acrescentou.

Sem doses da Janssen

A capital amazonense possui 26.353 pessoas vacinadas com a dose única do imunizante Janssen. De acordo com a recomendação divulgada pelo Ministério da Saúde, antes de receber a dose de reforço da Pfizer, é necessário que os vacinados recebam uma segunda dose do imunizante Janssen em até cinco meses depois da primeira.

A primeira leva de pessoas vacinadas com a Janssen aconteceu no dia 3 de julho deste ano. Ou seja, a partir do dia 3 de dezembro estas pessoas já estão aptas a receber a segunda dose do imunizante. Questionada se a capital possui algum planejamento para cobertura desta população, Shádia Fraxe respondeu que Manaus ainda não recebeu nenhum vacina desta fabricante.

“Até o momento não temos uma nota técnica e nem recebemos dose para fazer esse tipo de ação. Estamos no aguardo do Ministério da Saúde, várias pautas já foram discutidas. Acreditamos que será breve. Todos os esforços estão sendo tomados para que a vacinação aconteça ainda este ano”, respondeu.

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.