Terça-feira, 18 de Junho de 2019
MOMENTO MARCANTE

Meninas de abrigo têm 'Dia de Princesa' em salão de beleza em Manaus

As garotas fizeram cabelo, maquiagem, unhas e penteados. Elas também receberam vestidos inspirados nas princesas da Disney e foram passear em um shopping da capital



ai_cri_D202EEB5-9AB0-4B95-8F7C-B132F134C3A3.JPG Residentes do abrigo tiveram uma segunda-feira especial. Fotos: Junio Matos
06/05/2019 às 14:35

Com sorrisos que encantavam, vinte e cinco meninas residentes do Abrigo Coração do Pai participaram na manhã dessa segunda-feira (6), de um "Dia de Princesa", no Salão Maison Luh, localizado no bairro Vieiralves, na Zona Centro-Sul de Manaus. As pequenas fizeram cabelo, maquiagem, unhas e penteados. Uma delas até falou que aquele era o melhor momento da sua vida.

As meninas, de 4 a 13 anos, chegaram no estabelecimento por volta das 10h00. Elas se encaminharam até o local, acompanhadas de voluntárias e da diretora da instituição, Vânia Hall. Quando a preparação de beleza de fato começou, as garotas não esconderam a alegria. Este sentimento foi notório também na administradora da instituição.

"A gente trabalha a valorização, o enpoderamento, o acreditar e a autoresponsabilidade. Ensinamos as meninas o valor que elas têm, primeiro aos olhos de Deus, o Pai, e segundo, o que elas têm para elas mesmo. Há oito ano fundamos o abrigo e desde lá, fazemos, dez vezes ao ano o "Dia de Princesa". Estamos sempre trabalhando o valor da mulher na sociedade, seja como menina, mulher e futuramente mãe", destacou Vânia.

Após estarem devidamente arrumadas e maquiadas, as meninas ganharam vestidos inspirados nas princesas da Disney, como Branca de Neve, Cinderela, Rapunzel, Bela, entre outras. As garotas adoraram o look, pois todas já estavam com tiaras de coroas na cabeça. Mas como toda princesa, as pequenas do abrigo precisavam de um local para desfilar completamente arrumadas, foi então que elas receberam mais uma surpresa: um passeio em um dos shoppings de Manaus.

Emocionada, a diretora do abrigo destacou a importância de momentos assim para as crianças residentes da instituição. "Como sou alguém que está sempre presente na vida delas, fico emocionada, pois percebo o que  aconteceu no passado, o que está acontecendo no presente e imagino o que vai acontecer no futuro de suas vidas. Isso aqui é um sonho realizado, mesmo não sendo a primeira vez que acontece. Fico muito feliz por perceber que elas (crianças) estão se sentindo amadas ao ponto de entenderem que existem pessoas que sempre vão cuidar delas", afirmou Vânia, entre lágrimas.

O Abrigo Coração do Pai atualmente abriga 62 crianças, entre meninos e meninas. No entanto, apenas 25 garotas participaram do 'Dia de Princesa' na manhã de ontem. A diretora da instituição conta que atividades parecidas serão realizadas para os outras residentes.

"Recebemos para essa ação apenas 20 vagas, mas dei um jeito e trouxe 25. Foi muito difícil deixar as garotas maiores, entre 14 a 17 anos, no abrigo, mas falei que a titia iria preparar outros momentos para elas. Tudo isso (ação no salão) surgiu após uma conversa minha com a nossa advogada. Ela deu a ideia de entrarmos em contato com o salão e eles nos receberam de braços abertos", comentou.

Dia diferenciado

A ação aconteceu por meio de parcerias entre a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Amazonas (OAB-AM), o estabelecimento e o abrigo. A proprietária do salão Maison Luh, Helen Belota, destacou que o principal objetivo da equipe era oferecer um "dia diferenciado" para as meninas. 

"Fizemos uma parceria para proporcionar o Dia de Princesa. Queríamos que elas saíssem do abrigo, onde estão esperando decisões judiciais ou que foram deslocadas após serem retiradas do convívio familiar. Elas se arrumaram e depois foram para um shopping. Elas tiveram esse dia diferenciado e estamos muito felizes por isso", disse Helen.

Mesmo não sendo a primeira vez que o salão realiza ações parecidas, a proprietária afirmou que estava emocionada por encontrar crianças com histórias tão diferentes. "Me emociono muito, porque toda criança tem uma história diferente. Aí acaba que vamos se envolvendo e sabendo do problema delas. Você compara a vida que os seus filhos têm, a vida que você teve em casa, com a vida realidade delas. A reponsabilidade de ajudar aumenta ainda mais", completou.

Ajuda

O Abrigo Coração do Pai está realizando uma campanha para arrecadar materiais de limpeza, mas a maior necessidade da instituição, segundo a diretora, é de profissionais especializados, como assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.

A instituição também recebe doações em dinheiro. Mais informações podem ser solicitadas por meio dos números 3343-3321ou 99173-8815 (preferência recebimento de mensagens no WhatsApp).

News amanda00 fbdf33e9 57d8 4f3d 9b50 fe9771f08596
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.