Domingo, 05 de Dezembro de 2021
PROJETO SOCIAL

MenstRUA: projeto de jovens amazonenses combate a pobreza menstrual em Manaus

Idealizado e coordenado pela administradora Jumara Pimenta, o projeto já entregou mais de 500 kits de higiene a estudantes da rede pública e pessoas que vivem nas ruas de Manaus



5a11e9e6-c50b-4aba-8eec-1dee18714938_5E065A17-53B1-40E5-8E6B-24D1E6B3F7CF.jpeg Fotos: Klinger Santos e Breno Bigi
12/11/2021 às 15:19

Promover o combate à pobreza menstrual em Manaus e levar dignidade a pessoas em situação de rua na capital é a principal missão do Projeto MenstRUA. Idealizado e coordenado pela administradora amazonense Jumara Pimenta, o projeto já realizou ações onde foram entregues mais de 500 kits de higiene (contendo absorvente, papel higiênico, escova de dentes e creme dental) a estudantes da rede pública e pessoas que vivem nas ruas de Manaus.

De acordo com Jumara, que já atuou como voluntária em outros projetos sociais, a idealização do projeto nasceu em junho deste ano, após ouvir o relato de uma mulher em situação de rua que não tinha condições de adquirir um absorvente.



"Existem pessoas que vivem em condições extremas, tendo que escolher entre comer ou comprar absorvente. É claro que a pessoa vai escolher comer pois a fome dói. E o que essas mulheres usam quando não têm acesso a absorventes? Muitas delas usam materiais inapropriados como papel higiênico ou panos velhos. Isso pode causar várias doenças que podem, inclusive, levar à morte", destacou a coordenadora.

 

Repúdio ao descaso do governo federal

Questionada pela A CRÍTICA, sobre como observa o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao vetar o Projeto de Lei 4968/19, da deputada Marília Arraes (PT-PE) que autorizava a distribuição gratuita de absorventes íntimos em escolas públicas, Jumara Pimenta repudiou a conduta do governo federal.

"Sou totalmente contra esse posicionamento. É incabível e mentiroso dizer que não sabe de onde vem os gastos. Está dito explicitamente na lei que os recursos vão ser retirados do SUS e serão incluídos nas cestas básicas que já são dados pelo governo federal. É absurdo. É uma questão de empatia. É triste e chocante ouvir isso", ressaltou Pimenta.

Expansão para o interior

Apesar de inicialmente o foco do projeto estar concentrado em atender apenas Manaus, Jumara Pimenta destaca que há o interesse em expandir o alcance das ações dos projetos também para os municípios do interior do Amazonas, principalmente em comunidades onde moram pessoas em situação de baixa vulnerabilidade social.

"O nosso principal objetivo é o combate à pobreza menstrual e de alguma forma tentar levar dignidade a pessoas de vulnerabilidade social. Pretendemos expandir nossa atuação em outros municípios do interior do Estado. Isto é algo que estamos conversando para verificar a viabilidade e logística", ressaltou.

A coordenadora acrescentou ainda que a expansão implica em desenvolver ações que levam informação sobre a temática da menstruação.

"No momento só distribuímos kits de higiene, priorizando absorventes. Mas, pretendemos realizar palestras, rodas de conversas que levem informação e conhecimento sobre a temática da menstruação para meninas, mulheres e pessoas que menstruam e de alguma forma atuar na cobrança de políticas públicas em relação à dignidade menstrual", acrescentou Lima.

Como doar

O Projeto MenstRUA é composto atualmente por 20 voluntários. De acordo com a coordenadora, o projeto ainda está recrutando pessoas interessadas em somar com o crescimento das ações sociais. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever por meio do formulário online: (clique aqui para ter acesso ao formulário).

Além disso, o projeto também está arrecadando doações via transferência PIX, cuja chave é projetomenstrua@gmail.com. Assim como há seis pontos de arrecadação de itens que compõem os kits de higiene, espalhados por todas as Zonas de Manaus. 

A localização de cada um dos pontos de coleta podem ser conferidos nas redes sociais do projeto no Instagram  e no Facebook

News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.