Publicidade
Manaus
CIÊNCIA

Mestrado em Ciências da Comunicação celebra 10 anos com lançamento de livros

Com mais de 50 dissertações defendidas na Ufam, programa comemora data apresentando romance literário e obra sobre perspectivas da pós-graduação, ambos escritos por professores 09/11/2018 às 15:47
Show foto rosimeire a2104dc5 2fe9 4d86 9355 91de5265e1a9
Foto: Alan Albuquerque/Divulgação
acritica.com* Manaus (AM)

Professores, alunos e egressos comemoram em evento, na próxima terça-feira (13), os 10 anos de atividades do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCCOM/Ufam). A data será celebrada com o lançamento de um romance literário e uma obra sobre a história e perspectivas do mestrado, ambos escritos por docentes do programa.

A atividade acontece no Centro de Artes da Ufam (Caua), no Centro de Manaus, às 15h, com entrada gratuita. O evento também servirá para um balanço da década de existência do PPGCCOM/Ufam, além do lançamento das obras “Ecossistemas Comunicacionais: história, projetos e perspectivas”, dos professores Gilson Monteiro, Mirna Feitoza e Wilson Nogueira, e “Amor & Guerra”, de Delly Sanders (pseudônimo usado pela professora Rosimeire Martins).

Ao longo dos primeiros dez anos de vida, mais de 50 dissertações foram defendidas no Programa, que tem como área de concentração a ideia dos “Ecossistemas Comunicacionais”. A proposta inovadora do PPGCCOM/Ufam estimula reflexões sobre a Comunicação a partir de pensamentos científicos revolucionários como a Teoria da Complexidade, do filósofo frânces Edgar Morin, e da Ecologia Profunda, do físico teórico austríaco Fritjof Capra.

“Este ano o nosso programa completa um decênio de existência, com produção de ciência, extensão e a publicação de atos e efeitos referentes ao universo acadêmico e científico. É por isso que chamamos a todos para participarem de nosso evento, integrando este momento de comemoração”, convida o professor doutor Renan Albuquerque, coordenador do PPGCCOM/Ufam.

Obra expõe fundamentos do PPGCCOM/Ufam

No campo da pesquisa em comunicação, o PPGCCOM/Ufam é reconhecido pela ousadia ao criar uma perspectiva que pensa a comunicação como fenômeno humano integrado ao ambiente onde ocorre e se expande, longe de compreensões que isolam o ambiente: os ecossistemas comunicacionais.

A obra dos professores doutores Gilson Monteiro, Mirna Feitoza e Wilson Nogueira, lançada pela editora Valer traz os registros das histórias, dos fundamentos e das perspectivas do programa.

“Os leitores poderão percorrer os caminhos dos sonhos, dos percalços, da implantação e dos primeiros passos de um Programa que começa a pesquisar na Amazônia e para a Amazônia em área que se sempre se orientou metodológica e epistemologicamente pelas diretrizes da Ciência moderna ocidental”, escrevem os autores na apresentação de Ecossistemas Comunicacionais: história, projetos e perspectivas.

Gilson Monteiro é jornalista e professor Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Doutor em Ciências da Comunicação e mestre em Administração, o pesquisador já foi docente do PPGCCOM/Ufam, sendo um dos fundadores do programa ao lado de Mirna Feitoza. Também jornalista, Mirna tem doutorado e mestrado em Comunicação e Semiótica. Wilson Nogueira é sociólogo, jornalista e escritor, com mestrado e doutorado em Sociedade e Cultura da Amazônia.

Romance traz história de amor em meio a 2ª Guerra Mundial

Amor & Guerra, de Delly Sanders, editado pela Alexa Cultural, é o relato de um casal separado pela Segunda Grande Guerra, considerada como um dos períodos mais sombrios da história da Europa, e o bombardeio histórico à cidade alemã Dresden. Eles lutam para ficar juntos, mas vivem vários anos sem saber o paradeiro um do outro até se encontrarem tempos depois do fim das batalhas, em uma Berlim dividida.

A trama comovente atravessa quatro países (Alemanha, Suíca, Inglaterra e Estados Unidos) e mostra os horrores da Alemanha Nazista contra o povo judeu.

Delly Sanders é psicóloga, historiadora e professora do PPGCOM/Ufam. A autora possui doutorado em Psicologia, mestrado em Educação e, além da carreira literária, desenvolve violência, resiliência e comunicação.

SERVIÇO

O quê: 10 anos de PPGCCOM/Ufam – Lançamento dos livros “Amor & Guerra” e “Ecossistemas Comunicacionais: história, projetos e perspectivas”

Quando: Terça-feira (13/11), às 15h

Onde: Centro de Artes da Ufam (Caua), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Publicidade
Publicidade