Publicidade
Manaus
ATO DE FÉ

Milhares de fiéis participam de procissão a Nossa Senhora de Aparecida em Manaus

As comemorações pelo Dia de Aparecida, celebrado nesta sexta em todo país, tiveram início às 5h30 da manhã em Manaus 12/10/2018 às 18:45 - Atualizado em 13/10/2018 às 10:30
Show aparecida celebra  o 784ded72 a61b 4098 b57a ee69fd51fe97
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Uma multidão de fiéis acompanhou, na tarde desta sexta-feira (12), em Manaus, a procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A caminhada pelas ruas próximas ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro de mesmo nome, na Zona Sul, começou às 17h, com Missa Campal presidida pelo padre Ronaldo Mendonça.

As comemorações pelo Dia de Aparecida, celebrado nesta sexta em todo país, tiveram início às 5h30 da manhã, com uma carreata com a imagem da santa. Em seguida teve o tradicional café comunitário partilhado e missas solenes e das crianças. Pela tarde, a programação incluiu Ofício de Nossa Senhora às 14h, acolhida e oração dos devotos às 16h, além da procissão e da Missa Campal.

De acordo com o padre Ronaldo Mendonça, que é reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, este ano, a festa da padroeira do Brasil trouxe como tema “Em Jesus, com Maria, restauramos a vida!”, celebrando os 40 anos da restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebrada em mais de duzentos pedaços após um atentado em 16 de maio de 1978, na Basílica Velha, na cidade de Aparecida, interior de São Paulo.

Mendonça explicou que a ideia litúrgica e teológica do tema é refletir sobre as vidas das pessoas no mundo de hoje, pois, também estão fragmentadas, assim como aconteceu com a imagem de Aparecida, quando foi quebrada em mais de 200 pedaços e precisou ser refeita, reconstruída ou restaurada.

Em Manaus, segundo ele, a programação do novenário iniciou no último dia 03 e segue até este sábado (13), no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, situado na rua Alexandre Amorim, bairro Aparecida, Zona Sul de Manaus. A festividade se encerra amanhã com um arraial, às 19 horas, onde haverá um Super Bingão eletrônico, vendido pelo preço de R$ 10. Entre os prêmios estão: R$ 7 mil em dinheiro, imagem de Nossa Senhora Aparecida, micro-ondas, TV LED 42 e Smartphone.

Sobre a data

No dia 12 de outubro é comemorado nacionalmente o dia de Nossa Senhora Aparecida. Data estipulada desde o ano de 1980, com a consagração da Basílica pelo Papa João Paulo II. A Basílica aloja até 45 mil fiéis e é o quarto maior santuário mais visitado em todo o mundo.

Recuperação da imagem

Símbolo de fé, esperança e devoção, a imagem encontrada por pescadores no rio Paraíba em 1717, foi restaurada durante 33 dias interruptos pela artista plástica brasileira Maria Helena Chartuni, 75 anos, após ser quebrada em centenas de pedaços. Depois do processo minucioso, a Santa voltou à cidade de Aparecida em um cortejo do Corpo de Bombeiros, em 19 de agosto de 1978, atraindo cerca de 100 mil pessoas. Atualmente, a imagem é protegida por um nicho no Santuário Nacional de Aparecida, que atrai mais de 10 milhões de devotos por ano.

História

A imagem foi encontrada em 1717 pelos pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves nas águas do rio Paraíba, próximo do Porto de Itaguaçu, na Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Os três estavam há dias sem pescar e com a missão de levar peixe para a festa de recepção do famoso Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida, governante da capitania da cidade de São Paulo e de Minas de Ouro na época, que estava de passagem pela cidade.

Esperançosos eles fizeram uma oração pedindo a ajuda da Mãe de Deus para que voltassem fartos de peixes para a festança. Quando estavam quase desistindo da pescaria, João Alves arremessou a rede novamente e fisgou uma parte do corpo da imagem escura de Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, lançou a rede pela segunda vez conseguindo fisgar a cabeça da imagem. Em seguida veio o milagre. As redes enchiam-se de peixes, o que os deixou preocupados com o perigo do barco virar e perder todos os peixes apanhados.

Publicidade
Publicidade