Publicidade
Manaus
EM DEFESA

Militantes do Amazonas fazem ato e pedem absolvição de Lula em julgamento

Os manifestantes prometem pernoitar em frente à sede da Justiça Federal do Amazonas. Segundo eles, além de ser um ato pela democracia, a iniciativa é pelo direito do ex-presidente participar das eleições de 2018 23/01/2018 às 19:15 - Atualizado em 23/01/2018 às 20:58
Show lula 1234
Foto: Antônio Lima
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Militantes do PT, do PCdoB e de movimentos sociais, como o Movimento Sem Teto (MST) prometem pernoitar nesta terça-feira (23) em frente ao prédio da Justiça Federal do Amazonas, localizado na avenida André Araújo, no bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus.O ato é em favor da absolvição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será julgado nesta quarta-feira (24), no caso do triplex do Guarujá (SP), processo em que foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro.

De acordo com os manifestantes, além de ser um ato pela democracia, a iniciativa é pelo direito do ex-presidente participar das eleições presidenciais de 2018. Os grupos começaram a se reunir no local por volta das 18h.

Segundo a secretária estadual de mulheres do PT, Elisiane Andrade, a expectativa é de que 300 pessoas participem da vigília. "A decisão de realizar a vigília é nacional. Nós estamos atendendo essa determinação e, nós do coletivo de mulheres, vamos passar a noite aqui", afirma.

Em defesa de Lula

Às 20h, também em frente ao prédio da Justiça Federal no AM, está marcado um ato do comitê estadual, que reúne as diversas frentes de militância que apóiam o ex-presidente, pelo direito de Lula ser candidato do Partido dos Trabalhadores (PT).

Raimundo Porto, militante do PCdoB de Manacapuru (município distante 68 quilômetros em linha reta da capital), acredita que a pressão popular pode fazer a diferença no julgamento de amanhã.

“O que nós vemos é que o julgamento é político e não técnico. Eles, a Direita, querem o Lula fora da eleição. Não tem crime. Eles estão atropelando as coisas para o julgamento”, afirmou Porto. “Nós estamos vendo a Ditadura dos tempos modernos”, completou

Atos contra Lula

Integrantes do partido Patriota e do movimento Bolsonaro Amazonas realizaram um ato em favor da condenação de Lula no julgamento desta quarta-feira. Os manifestantes se reuniram na esquina da avenida Djalma Batista com a rua Pará, no bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul de Manaus, com carro de som, entoando gritos que pediam a prisão do ex-presidente. Quando o semáforo fechava, os militantes se dirigiam até a faixa de pedestres com apitos e faixas pedindo para que os motoristas buzinassem, caso apoiassem a causa.

Julgamento

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga amanhã em Porto Alegre o recurso do ex-presidente Lula, condenado pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex em Guarujá (SP). O petista e o Ministério Público Federal (MPF) recorrem da decisão: a defesa pede a absolvição de Lula. Já o MPF pede que a pena seja aumentada pelos desembargadores.

Publicidade
Publicidade