Publicidade
Manaus
QUALIFICAÇÃO

Minicurso gratuito sobre produção e cultivo de mudas frutíferas abre inscrições

Engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, diz que qualquer pessoa interessada e que tenha em casa algum tipo de árvore frutífera pode participar. 02/09/2016 às 11:51
Show 02 09 16 plantio de mudas no parque lagoa do japiim.foto.karla vieira.
A Semmas estimula o plantio de árvores frutíferas nos quintais por meio do projeto Mais Fruta no Quintal, dentro do Programa Manaus Verde e Viva / Foto: Karla Vieira / Semcom
acritica.com

Estão abertas as inscrições para o Minicurso Produção e Cultivo de Mudas Frutíferas, que acontecerá nos próximos dias 22 e 23, no Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A proposta do minicurso é repassar informações sobre o processo de produção de mudas frutíferas e as peculiaridades existentes entre os cultivos de espécies nativas e exóticas, permitindo assim que as pessoas que tenham árvores frutíferas em casa possam acompanhar e conduzir o desenvolvimento dos indivíduos.

Os interessados podem ligar pelos telefones 3236-6557 e 3236-8013. As inscrições são gratuitas. Para o instrutor do curso, o engenheiro agrônomo Sérgio Pacheco, do Departamento de Arborização e Paisagismo da Semmas, qualquer pessoa interessada e que tenha em casa algum tipo de árvore frutífera pode participar.

“Queremos dar oportunidade para que os participantes tenham noções básicas de como identificar pragas nas árvores e colocar em prática estratégias de controle de doenças mais frequentes, saber se o local onde elas estão plantadas pode vir a trazer problemas futuros e como fazer a adubação correta de árvores consolidadas”, explicou Sérgio, lembrando que bananeiras, mangueiras, jambeiros, abieiros e cupuaçuzeiros são as espécies mais comuns nos quintais da cidade.

A Semmas estimula o plantio de árvores frutíferas nos quintais por meio do projeto Mais Fruta no Quintal, dentro do Programa Manaus Verde e Viva. O programa realiza a distribuição de mudas frutíferas em diferentes pontos da cidade e durante a maioria dos eventos ambientais realizados pela Prefeitura de Manaus.

O minicurso terá aula teórica, no auditório do Parque Lagoa, e aula prática, quando será feita a demonstração de como deve ser feita a adubação das árvores frutíferas consolidadas, em locais onde houver bastante ou pouco espaço permeável.

Este é o sexto minicurso oferecido este ano pela Semmas, com turmas pela manhã e à tarde. Até o final do ano, deverão ser oferecidos mais dois, sobre arranjos florais e plantas ornamentais nativas. Durante os próximos dias 5, 6 e 7/09, não haverá inscrições em virtude dos feriados da Elevação do Amazonas à Categoria de Província e a Dia da Independência do Brasil.

 

Publicidade
Publicidade