Publicidade
Manaus
TERMINAL 2

Ministério dos Transportes suspende desativação do aeroporto ‘Eduardinho’

A desativação do 'Eduardinho' começou em 1º de agosto deste ano e todos os voos e passageiros foram transferidos para o Eduardo Gomes 13/09/2017 às 12:04
Show 1271240
(Foto: Euzivaldo Queiroz)
Antônio Paulo Brasília (DF)

A bancada de deputados e senadores do Amazonas pressionou e o Ministério dos Transportes mandou a Infraero suspender, temporariamente, o fechamento do Terminal 2, do aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o “Eduardinho”, até que o estudo de mercado do projeto, que transformará o único terminal regional de passageiros em um centro comercial de lojas, restaurantes e praça de alimentação esteja concluído e sua viabilidade econômica atestada.

A desativação do “Eduardinho” começou em 1º de agosto deste ano e todos os voos e passageiros foram transferidos para o Eduardo Gomes. A Infraero alega que o Terminal 2 dá um prejuízo de R$ 8 milhões/ano, com gastos desnecessários de energia elétrica, pessoal e equipamentos da infraestrutura aeroportuária.

“A intenção da Infraero é ampliar o projeto comercial do aeroporto Eduardinho e reduzir custos do aeroporto que tem uma despesa muito grande para a empresa; era para transferir essa operação para o Eduardo Gomes que tem capacidade para 18 milhões de passageiros e hoje opera com 3,5 milhões. Por solicitação da bancada do Amazonas, nós vamos rever a proposta comercial; não vamos interromper mais nenhum tipo de operação aeroportuária e, depois desse novo estudo, voltaremos a conversar com a bancada”, garantiu o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, aos quatro deputados federais e dois senadores que estiveram no início da noite de ontem no MT.

Convocado pelo ministro, o presidente da Infraero, Antônio Claret, explicou que projeto da empresa, que se encontra em fase de estudo, consistia em transferir os voos para o prédio principal e o local transformado em um centro comercial. Ele reiterou que a situação atual do aeroporto menor é de quase desativação.

Publicidade
Publicidade