Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
Manaus

Moradores às margens de igarapé na Zona Oeste de Manaus serão preparados para ação de limpeza

A aplicação dos questionários irá levantar informações sobre a comunidade e o grau de informação dos moradores sobre o tempo de decomposição dos resíduos 



1.png
A proposta é, ao longo desta semana, preparar os moradores para uma grande ação de conscientização e limpeza que acontecerá nos próximos dias
06/01/2016 às 12:25

Uma equipe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) deu início nesta terça-feira (5), ao trabalho de aplicação de questionários junto aos moradores que estão nas áreas próximas do igarapé da Cachoeira Grande, no Nova Esperança, Zona Oeste de Manaus.

A aplicação dos questionários irá levantar dados sobre a comunidade e o grau de informação dos moradores quanto ao tempo de decomposição dos resíduos sólidos na natureza. A proposta é, ao longo desta semana, preparar os moradores para uma grande ação de conscientização e limpeza que acontecerá nos próximos dias.

De acordo com o chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, a equipe vai estar nas ruas para traçar o perfil dos moradores próximos ao igarapé, além de apurar o interesse da população quanto a limpeza dos igarapés e informar, principalmente, o tempo aproximado que os resíduos demoram a se decompor na natureza.

“Aqui nós temos um ponto crítico de alagação de igarapés, nós vamos ouvir a comunidade e também trazer orientações sobre o descarte correto do lixo. No geral, nós estamos aqui para orientar, informar e sensibilizar a população. O líder comunitário está nos acompanhando nesta ação, isso de alguma forma nos aproxima ainda mais dos moradores”, explicou.

Durante a ação, a equipe da Semmas caminhou próximo ao igarapé da Cachoeira Grande onde foram encontrados muito lixo acumulado, inclusive até a presença de caramujos africanos em um pneu que estava na margem do igarapé.

Ação conjunta

No dia 16 deste mês uma grande ação de limpeza e sensibilização ocorrerá no igarapé da Cachoeira Grande. A ação faz parte da campanha “Limpa Manaus”, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O objetivo da campanha é promover ações de limpeza e sensibilização ambiental nas margens ocupadas de igarapés da cidade de Manaus, visando reduzir o problema do descarte irregular de resíduos nos cursos d’água da cidade. A área do bairro Nova Esperança será a primeira de uma série de ações a serem realizadas este ano.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.