Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Manaus

Moradores de Manaus ainda sofrem efeitos da chuva

Após desastres causados pelas chuvas, 126 famílias do Mauazinho e Santo Antônio 1 são amparadas por órgãos públicos


24/04/2013 às 10:57

Embora a chuva tenha dado trégua em Manaus durante a manhã desta terça-feira (23), moradores da rua Airton Sena, no Mauazinho, Zona Leste, ainda sofriam os efeitos da forte chuva registrada no final de semana. Algumas famílias da área conhecida como “sovaco da cobra” foram expulsas de casa pela lama.

A dona de casa Maria de Fátima Gonçalves, 60, ainda não sabia onde vai passar a morar. Olhando para casa soterrada na lama, a moradora estava abalada com o ocorrido e disse que não há mais condições de voltar a morar no mesmo lugar.

“Tirar toda essa lama vai exigir um trabalho muito demorado. Isso se ainda for possível remover toda essa lama. Além disso, a estrutura da casa está  comprometida. Moro aqui há cinco anos e é a primeira vez que passamos por essa situação “, lamentou.

Muitos móveis da dona de casa foram danificados. Poucos conseguiram ser recuperados no momento da chuva. “Foi tudo muito rápido. Uma tubulação de água rompeu e o barranco deslizou com tudo. Rapidamente a lama começou a invadir as casas. Me preocupei primeiramente em retirar meu esposo, que é deficiente, de dentro da casa. Os vizinhos que me ajudaram a salvar as poucas coisas que ainda estão secando”, relatou a dona de casa, que  passará a receber o aluguel-social da Prefeitura de Manaus.

Com a forte chuva, uma tubulação da concessionária Manaus Ambiental próximo da comunidade foi rompida e afetou várias casas. Até esta terça o serviço de distribuição de água ainda estava interrompido para os procedimentos de reparo da tubulação.

O ajudante de caminhão Erinaldo Nascimento, 42, também teve a casa invadida por muita lama. Com ele moravam mais 15 pessoas e todas estavam desabrigadas aguardando o repasse da quantia de R$ 300 da prefeitura para alugarem uma nova moradia próximo de onde moravam. “A gente encontrou um novo local pra morar, mas o proprietário quer que o pagamento seja adiantado, por isso ainda não levamos as coisas pra lá e temos contado com a ajuda de vizinhos”, disse Erinaldo.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) esteve no local construindo uma ponte de madeira para facilitar o deslocamento dos moradores que ainda permanecerão morando na área atingida. De acordo com a Defesa Civil Municipal, os bairros Mauazinho e Santo Antônio foram os mais afetados pelas chuvas do fim de semana.

Problemas na rua Belo Horizonte

No beco São José, localizado na rua Belo Horizonte, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul, o vigilante Gilmar Nascimento, 28, também terá que se mudar da casa onde mora com a esposa e três filhos pequenos. A residência está localizada na encosta de um barranco com mais de 5 metros de altura. A forte chuva causou o deslizamento de terra, mas não chegou a afetar a casa que está numa área de risco.

“Uma equipe da prefeitura veio aqui e disse que vou receber o aluguel-social, pois outra chuva forte pode causar estragos maiores. Só perdemos uma máquina de lavar porque ficava do lado de fora da casa. Moro aqui há cinco anos e esta foi a primeira vez que houve um deslizamento de terra assim”, relatou o vigilante.

Simone Pedrosa, 44, dona de casa, também teve a casa que alugava no beco São José invadida pela lama. Segundo ela, o imóvel nunca tinha sofrido alagações com outras chuvas. “Tomei um susto quando entrei para verificar e me deparei com a casa toda cheia de lama. Ainda não consegui limpá-la porque a área ainda está tomada pela lama”, disse.

Ainda nesta quarta-feira (24) a Seminf deverá iniciar obras de contenções no barranco para evitar mais transtornos.

Clique aqui para mais notícias.

publicidade
publicidade
TJD-AM julga impugnação de partida que pode mudar rumos do Barezão
Greve completa uma semana e professores esperam contraproposta
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.