Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Manaus

Moradores do Jorge Teixeira são conscientizados quanto ao descarte de lixo

Os moradores do bairro acharam importante as informações repassadas durante a passeata. Muitos não sabiam que o armazenamento de lixo tem horário especifico



1.jpg Moradores são informados quanto o descarte de lixo
27/07/2013 às 13:19

Os moradores do bairro Jorge Teixeira 3ª etapa realizaram na manhã deste sábado (27) uma passeata pelas ruas do bairro para conscientizar os moradores locais sobre o descarte de lixo. A iniciativa foi da Prefeitura de Manaus, Secretaria Municipal de Infraestrutura(SEMINF) e Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Socioambiental de Manaus(PROURBIS), eles foram conscientizados de que devem despejar o lixo às 6h30 de segunda-feira a sábado, menos nos feriados, em frente as suas casa, para ser recolhido pelos carros coletores da Prefeitura de Manaus.

E, com a ajuda dos Garis da Alegria os residentes das ruas Tucunaré, Jaraqui,Cubiu, Baru e Mapará também foram alertados a tomar conta do lixo que produzem, evitando que os animais domésticos,como cães e gatos, rasguem o saco e espalhem os dejetos pelas ruas. Assim, cada morador torna-se responsável também para evitar que o lixo entupa os bueiros, cause alegações e transtornos para a comunidade. "Essa iniciativa nasceu da necessidade que vemos todos os dias nas ruas onde o Prourbis realiza obras. Estamos cumprindo nossa missão conscientizar e proporcionar aos moradores que são beneficiados pelo Prourbis meios para melhorar a qualidade de vida dentro do bairro", disse o coordenador geral do Prourbis, Claudemir Andrade.

Moradores

Os moradores do bairro acharam importante as informações repassadas durante a passeata. Muitos não sabiam que o armazenamento de lixo tem horário especifico. " Não sabia que a coleta de lixo aqui no bairro era 6h30. Eu colocava o lixo e o carro coletava. Mas tem muita gente no bairro que jorga o lixo de qualquer jeito e no final fica tudo espalhado na rua" , disse a dona de casa Silvane Sales, 31, moradora da rua Jaraqui.

Na rua Marapa, localizada na parte baixa do bairro, os moradores reclamam que o lixo proveniente da área alta do Jorge Teixeira escorre para a rua. " A gente sofre com esse lixo que vem lá de cima. Tem gente que não tem consciência e joga o lixo na rua mesmo. E corre tudo aqui pra dentro da nossa casa", disse a agente administrativo Beth Silva que completou" E a coleta de lixo não tem hora aqui, passa a qualquer hora. Não sabia que tinha hora", disse Beth.

Lembrete

O lixo armazenado de forma incorreta atrai animais nocivos à saúde humana como os ratos, que podem transmitir leptospirose através da urina. Aprendendo a lidar corretamente com o lixo, os moradores ganham em melhorias na qualidade de vida." É uma sensibilização dos moradores quanto a questão do lixo. Eles tem uma ansiedade quanto ao processo de urbanização com asfaltamento e construção de calcadas, mas também tem muito interesse que o aspecto socioambiental das comunidades melhore. Por isso ações como essa são importantes para oferecer mais conhecimento, mais informação para os moradores", disse o vice-presidente da Associação dos Moradores do Jorge Teixeira 3ª.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.