Domingo, 26 de Maio de 2019
ZONA LESTE

Moradores do Nova Vitória e da Sharp contabilizam perdas após forte chuva

População está ajudando com doações de camas, lençóis, roupas e cestas básicas os moradores das áreas afetadas pela forte chuva de terça-feira (28)



queda.JPG
Foto: Euzivaldo Queiroz
28/12/2016 às 14:19

Esta quarta-feira (28) é de luto e de contabilizar os prejuízos para as famílias atingidas pelo temporal que atingiu Manaus na terça-feira (27). Na rua 11 de Setembro, no bairro Nova Vitória, na Zona Leste, onde quatros pessoas da mesma família morreram soterradas, o clima é de tristeza e insegurança.

"Ninguém conseguiu dormir a noite e até agora a Defesa Civil não apareceu aqui. Eles ficaram de vir 8h para fazer uma reunião com as famílias, mas ninguém apareceu. Estamos com muito medo porque a qualquer momento pode chover de novo e acontecer outra tragédia", disse a serviços gerais Romilda Lira Vieira, 43.

No local, diversas pessoas estão ajudando com doações. O motaxista Oty Luis Braga, junto com outros amigos é uma dessas pessoas. "Desde ontem estamos ajudando com doações não só aqui no Nova Vitória, mas também no Grande Vitória, onde muitas famílias tiveram suas casas inundadas e perderam tudo", disse. 

Um grupo da Igreja Universal também está ajudando com as doações. O supermercado Baratão da Carne fez doação de diversos gêneros alimentícios.

Os moradores da Comunidade da Sharp, na Zona Leste de Manaus, também  tiveram suas casas alagadas e perderam muitos utensílios domésticos após a forte chuva desta terça-feira (27). Para amenizar a dor que a maioria dessas famílias está passando, moradores da região estão arrecadando alimentos, lençóis, camas, roupas e demais objetos para doar a essas famílias. Na tarde de ontem, os moradores pediram em protesto a chegada do Prosamim, após os prejuízos com a chuva forte.

Organizado pela professora de educação física Nete Costa, a “Ação entre amigos: corrente do bem”, já arrecadou até a manhã desta quarta-feira (28) lençóis, toalhas e cobertores, que foram entregues na noite de ontem para as famílias dormirem.

As doações podem ser entregues na Academia Evolution, localizada na rua Estrela, nº 213, na Comunidade da Sharp. De acordo com Nete, que é a proprietária do espaço, as doações serão entregues às 17h, na residência das pessoas.

Segundo a Defesa Civil, 14 famílias estão abrigadas na Escola Municipal Aristóteles Comte de Alencar, localizada no bairro Armando Mendes. Outras 30, dos bairros Nova Vitória e Colônia Antônio Aleixo, estão abrigadas em casas de amigos e familiares. Ainda de acordo com o órgão, no total, 655 pessoas de toda a capital foram afetadas com a forte chuva de terça-feira.

Mais pontos de arrecadação

Outro ponto de colaboração é na Igreja Aliança Evangélica, localizada na Av. Itacolomy, no bairro Armando Mendes. Os donativos serão destinados às famílias da Comunidade da Sharp. De acordo com o pastor de jovens responsável pela iniciativa, Jhonatas Chaves, a ação “de ajudar às pessoas ao nosso redor, não é só uma função social, mas também é tarefa nossa como filhos de Deus, demonstrando o amor”, disse. Além de colchões, edredom, agasalhos, alimentação e roupas, as pessoas podem doar também recursos pra ajudar a reconstruir pontes, que ligam o bairro Armando Mendes a Comunidade da Sharp. 

O Espaço Coworking, do Sumaúma Park Shopping, localizado no piso Japiim (1º andar), também é posto de coleta de doações. Podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, calçados e colchões, no horário de 13h30 às 21h30, durante toda a semana, inclusive no sábado (31), neste dia, o shopping irá funcionar das 8h às 18h. O material arrecadado será entregue à Defesa Civil do Município, que será responsável pela distribuição às famílias.

Órgãos também recebem doações

Recebem doações também a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizada na Avenida Ayrão, Centro; o Parque Municipal do Idoso, localizado na Rua Rio Mar, Nossa Sra das Graças; a Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer (Semjel), na Minivila Olímpica do Coroado.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.