Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020
zona centro-sul

Moradores do Parque Dez cobram sinalização da ciclofaixa do Mindu apagada

A falta de sinalização permite que carros ultrapassem a pista, colocando em risco os pedestres que pedem, com urgência, intervenção na via



ciclofaixa_19A6331F-DE2C-4B6A-A1ED-8BC1DBF60A6A.JPG Com ciclofaixa apagada, risco para ciclistas e pedestres aumentou. Foto: Euzivaldo Queiroz
30/12/2019 às 10:41

Utilizado por ciclistas e também pela população que pratica caminhada ou corrida, a ciclofaixa localizada no entorno do Passeio do Mindu, na avenida Professor Samuel Benchimol, no bairro Parque Dez de Novembro, na Zona Centro-Sul de Manaus, foi totalmente apagada em razão de um recapeamento realizado, recentemente, pela  Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A falta de sinalização permite que carros ultrapassem a pista, colocando em risco os pedestres que pedem, com urgência, intervenção na via.

“Eles recapearam a rua e tiraram as marcações da ciclofaixa e está daquela forma há um mês. Tem hora que os carros passam em alta velocidade e corre o risco de perder a direção e bater na gente. Está muito perigoso!”, comentou a aposentada Ana Cristina Garcia da Silveira, 73, que caminha diariamente pela área.



Ela convocou diversas pessoas que utilizam o espaço para reivindicarem a sinalização à Prefeitura de Manaus. “Peguei o nome de dez pessoas e a ideia é que a gente faça algo porque dessa forma não poderá ficar, pois traz risco a todos nós”, disse Ana Cristina.

Outra pessoa que pratica corrida e também pedala naquela via que estava a ciclofaixa é o bancário Alan Aires Lopes, 38. Ele destacou que é melhor utilizar a rua que a própria calçada, que está intrafegável.

“Funcionava perfeitamente para todo mundo, agora não tem mais nada, nenhuma sinalização. Estava viajando e durante esses dias quando voltei que parei para caminhar e estava assim. Com isso, estamos fazendo um abaixo-assinado para tentar levar ao poder público a situação e resolver”, afirmou.

O administrador de empresas, Ailton José Carvalho Leite, 46, é outro morador do Parque Dez que faz questão de pedir sinalização para a rua. “Eles fizeram o recapeamento, o que é certo, mas não demarcaram com as listas de ciclofaixa. Até evito andar porque os motoristas não respeitam e como eles trocaram asfalto, os carros passam voando. O interessante é que marquem o local novamente porque é uma área muito frequentada”, afirmou Leite, que costuma caminhar diariamente pelo local. “Não sei se há um tempo para o asfalto secar, porém já está na hora de voltar ao que era (com a ciclofaixa)”, completou.

Em nota, a Prefeitura de Manaus informou que a Diretoria de Engenharia de Trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) finalizou o projeto de sinalização para a área da ciclovia . A implantação da sinalização será realizada na primeira semana de janeiro de 2020.

Recapeamento

A avenida Professor Samuel Benchimol, no Parque Dez, foi recapeada ainda no início de dezembro e faz parte de uma das intervenções do  programa “Requalifica 2”, da Prefeitura de Manaus,  no bairro. Outras nove vias como as avenidas Maneca Marques, Perimetral 2 e Ivonete Machado, que também são do Parque Dez, foram contempladas.  

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.