Quinta-feira, 21 de Novembro de 2019
Manaus

Moradores do Prosamim da Glória enfrentam mal cheiro dos bueiros entupidos há um mês

Segundo trabalhadores da Construtora Andrade Gutierrez, o problema está na rede de esgoto do local



1.jpg Maria Simone lembrou que as crianças correm risco constante de adoecer assim
16/07/2015 às 10:51

É proibido lavar roupa, louça, não pode tomar banho, pior ainda, dar descarga, se não alaga toda a casa. Esta é a situação que há quase um mês moradores de mais 10 blocos do Parque Residencial São Raimundo, (Prosamim da Glória) zona Sul, estão enfrentando.

Segundo trabalhadores da Construtora Andrade Gutierrez, o problema está na rede de esgoto. O registro ou "dreno" que fica aberto e leva a água para o esgoto deve estar entupido de lixo e a culpa é dos próprios moradores que jogam lixo nos bueiros. Os bueiros são novos e estão devidamente tampados, com a água jorrando pelas laterais, fazendo poças ao redor dos prédios e causando forte odor.



 O autônomo Francisco Jander, 50, disse: “Nós não somos bagulho que se joga em qualquer lugar. Pagamos nossos impostos, suamos a camisa, e exigimos nossos direitos. Construíram esses quartos na “tora”, acham que a gente merece qualquer coisa”.

Para a dona de casa Maria Dorimar , 46, não dá pra viver assim. “Aqui tem crianças que estudam, pais que trabalham, e essa água parada pode ser um foco de dengue e até malária”. 

Resposta

Em nota de esclarecimento enviado à reportagem, a coordenação da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) esclarece que o sistema de esgotamento sanitário  "foi  entregue em condições normais de funcionamento, seguindo todos os parâmetros estipulados no projeto executivo de esgoto sanitário. Porém o problema de transbordamento dos poços de visita de rede de esgoto deste local foi causado pelo mau uso da rede, onde foi depositado objetos como rolos de papel higiênico, absorventes, fraldas e lixo entre outros".

Ainda segundo o comunicado. por conta disso a UGPE solicitou da construtora responsável pelas obras do Prosamim uma intervenção para desobstrução da rede de esgoto. "Esse serviço foi iniciado na última quarta-feira (15). Além desse serviço, o escritório de sustentabilidade socioambiental do Prosamim  do Parque São Raimundo fará mais uma vez um trabalho de conscientização da população, nessa área, para que esse tipo de problema ocorra novamente. Vale ressaltar que esse tipo de ação é uma rotina realizada regularmente por esses escritórios em todos os Parques Residenciais do Prosamim".


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.