Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
SONHOS INTERROMPIDOS

Moradores que tiveram casas desabadas pedem ajuda para reconstruírem vidas

Onze famílias perderam suas moradias com desabamentos no bairro Mauazinho. Moradores culpam falta de serviço de drenagem da Prefeitura no local



d4ae0c27-0670-42a7-b5f4-18f57e760ebf_CAA600F9-EA7C-499E-9EAC-7D20E8F94335.jpg Foto: Junio Matos
02/04/2020 às 14:56

A casa do vendedor ambulante, Elpídio Gualberto, de 53 anos, foi uma das três residências que desabou durante a forte chuva ocorrida na última terça-feira, 31, no bairro Mauazinho, zona Leste de Manaus. Ao todo, onze famílias estão desabrigadas e aguardam serem inseridas no Programa de Aluguel Social da Prefeitura de Manaus para assim terem condições de restabelecer, aos poucos, suas vidas.

Morador há trinta anos da rua Manuel Ribeiro, Elpídio afirma que a área não era de risco e atribui o desabamento a falta de manutenção no sistema de drenagem que durante anos não teve atenção por parte dos órgãos de infraestrutura.



“Há trinta anos quando a gente chegou, a prefeitura construiu um bueiro ao lado da minha casa e esse bueiro vinha cavando o chão há muito tempo. Em 2011, eu e minha esposa, nós tomamos a iniciativa de protocolar documentos junto a Seminf e Defesa Civil a respeito disso. Em 2018, nós fizemos um abaixo assinado e fomos na Seminf emitir outro ofício. Então, eles tinham ciência, nada foi resolvido e está aí a situação”, lamentou ele.

“O que precisava ter sido feito uma drenagem, restaurado o bueiro por inteiro para escoar a água direito. Eu como leigo entendo e a prefeitura não teve a sensibilidade de fazer isso naquela época e eles precisam fazer essa contenção por que vai dar problema para o bairro futuramente”.


Local do desabamento. Foto: Junio Matos

Minutos antes do desabamento, Elpídio conseguiu recuperar alguns objetos, as vestimentas e o principal, a vida dos filhos. Moravam na casa, além dele, três adultos e quatro crianças. E atualmente, é com a ajuda da comunidade que a família consegue dar continuidade a vida.

“Os amigos fizeram uma vaquinha rápida e alocaram um espaço pequeno de dois cômodos e estamos lá com as coisas tumultuadas e a gente dorme um por cima do outro. A gente espera que tenhamos esse auxílio ou que nos indenize por que a família construiu essa casa e foi eles (prefeitura) quem criaram essa situação. Aqui não era área de risco”, disse ainda.

Duas casas também desabaram e outras residências estão em risco de desabamento. O presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Mauazinho, Verilson Santos, apela para que os órgãos tomem as devidas providências junto as famílias tanto aquelas que perderam tudo quanto aquelas que estão a mercê do risco.

“São onze famílias que estão desabrigadas e tem algumas outras casas que estão trincadas, comprometidas também. Só houve o cadastro social pela Defesa Civil de Manaus, mas não teve nenhum psicólogo ou assistência social, por que as famílias estão muito abaladas. Ninguém foi informado de como ocorrerá o pagamento do auxilio”.

Para qualquer ajuda, seja alimentação e mantimentos, os moradores atingidos disponibilizaram dois contatos: (92) 99475-9057 (Elpídio Gualberto) e 99165-5518 (Marival Ribeiro).

Resposta

Em nota a Defesa Civil informa que, no dia 23 de março, “as famílias já foram devidamente atendidas pelas equipes do órgão em ação conjunta com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), para a inserção das famílias no Programa de Auxílio Aluguel”. A respeito da data de pagamento do auxílio, a reportagem aguarda resposta da Semasc. Por parte da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o órgão afirmou que “equipes se preparam para iniciar os trabalhos de retirada de material e recomposição da via”.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.