Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.gif
publicidade
publicidade

Manaus

Moradores relembram bons momentos e cobram avanço no bairro União da Vitória

Para os antigos frequentadores do bairro, a única coisa que restou foi a saudade da diversão do famoso balneário da Ponte da Bolívia. Moradores cobram do Poder Público serviços que acompanhem o crescimento da região


07/07/2014 às 10:33

Pessoas tomando banho nas águas limpas, comendo peixe e aproveitando o domingo de sol. Essa é a lembrança de quem teve a oportunidade de aproveitar o famoso balneário da Ponte da Bolívia. Para os antigos frequentadores, a única coisa que restou foi a saudade da diversão.

Atualmente, o local em nada lembra o balneário. A poluição faz parte da paisagem e os moradores do bairro União da Vitória sentem falta desse que poderia ser um ponto de encontro e lazer para as famílias da área.

Segundo o aposentado Martinho Teixeira Barbosa, 69, que há 18 anos mora no bairro União da Vitória, o balneário da Ponte da Bolívia era um dos mais bonitos da cidade, e junto com o balneário do Parque 10, recebia milhares de pessoas nos fins de semana.

Se no passado a região era referência, quando se falava em desfrutar a natureza, a expansão da cidade faz do local hoje um canteiro de obras, com prédios e condomínios sendo erguidos a cada esquina. Como esse crescimento não é planejado, os moradores reclamam serviços básicos, como lazer, saúde, transporte e segurança.

A falta de espaços de lazer é uma das principais reclamações dos moradores que dizem estar perdendo os jovens do bairro para as drogas por falta de espaços que ofereçam atividades educativas.

Para Martinho, se o bairro oferecesse praças e quadras para os jovens praticar esporte, talvez os jovens não passassem a noite vendendo e consumindo drogas pelas esquinas das ruas.

“Se eles não têm o que fazer, acabam sendo influenciados por coisas ruins. O balneário era uma boa alternativa se ainda existisse, pois nessa época os adolescentes sabiam se divertir”, disse o aposentado.

O vigilante João Eudes Barbosa, 45, lembra com saudade das vezes que fugia durante a noite com os amigos para tomar banho no igarapé. “Fugir à noite para tomar banho era o máximo de desobediência que os jovens faziam”, acrescentou o vigilante.

publicidade

De acordo com João, o bairro União da Vitória é um dos melhores lugares para morar, pois apesar da violência e de outros problemas estruturais, os moradores são unidos, e comparado com outros locais, não há tanta violência. “Temos sempre que pensar que tem áreas bem pior”, disse João.

Otimista, o morador explica que quando chegou ao bairro não tinha energia elétrica e água, e que hoje, apesar de precário, o serviço é oferecido. E que o crescimento trouxe o comércio que facilita bastante a vida de todos.

Infraestrutura

Estado das vias do bairro desagrada moradores Ruas Os buracos nas ruas do bairro União da Vitória é uma das reclamações dos moradores. Na rua 22, o motorista João Pedro Martins diz que os carros são danificados devido à quantidade de crateras no local. E essa não é a única rua segundo os moradores é necessário uma intervenção urgente no local.J. Renato Queiroz

Saúde

Serviço de emergência somente em outra zonaHospital O atendimento de saúde também é considerado um grande problema no bairro. A dona de casa Maria Olineide dos Santos conta que para ter atendimento de emergência é preciso se deslocar até o Pronto-Socorro João Lúcio, na Zona Leste. Em junho, o Governo do Amazonas inaugurou a primeira etapa de um pronto-socorro na Zona Norte.Divulgação

Transporte

Bairro não tem ônibus direto para o CentroÔnibus Outro motivo de reclamação dos moradores do bairro União da Vitória são as linhas de ônibus que atendem o bairro que não vão direto para o Centro, obrigando os usuários irem para o terminal da Cidade Nova pegar outro ônibus para chegar no Centro. Os moradores pedem uma linha direta do bairro ao Centro.

publicidade
publicidade
Moradores de Suzano lembram um mês do massacre em escola de São Paulo
Após tragédias, moradores do Educandos fazem apelo por obras do Prosamim no bairro
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.