Publicidade
Manaus
Manaus

Moradores resistem ao perigo com 'esperança' no bairro Tancredo Neves, em Manaus

Criminalidade preocupa, mas não é o suficiente para moradores deixarem o bairro, localizado na Zona Leste, que é praticamente um ‘reduto’ comercial 15/09/2014 às 10:55
Show 1
Como outros da Zona Leste, o bairro Tancredo Neves tem um comércio ‘aquecido’
Jéssica Vasconcelos ---

Fazendo fronteira com o Nova Floresta, Jorge Teixeira e São José, o bairro Tancredo Neves, assim como outros locais da Zona Leste, é recheado de problemas. Apesar das dificuldades enfrentadas no dia a dia, para muita gente que vive lá, o bairro é um bom local para morar.

Também como muitos de seus vizinhos, o Tancredo Neves foi ocupado por meio de invasões e, em 1987, já contava com aproximadamente dez mil moradores, grande parte originários do interior do Estado e de outros bairros da cidade.

A facilidade do comércio é só uma das vantagens citadas por quem reside no “Tancredão”, como é conhecido o bairro. O movimentado comércio da avenida Autaz Mirim, antiga Grande Circular, que abriga desde clínicas, lojas de materiais de construção, roupas até um shopping, faz com que os moradores não precisem se deslocar até o Centro para fazer compras.

Para Reginaldo Sarmento de Castro, que há 25 anos mora no Tancredo Neves, o fato de não precisar ir até o Centro é muito importante, porque o transporte da cidade é ruim e essa rotina se tornaria um caos. “Aqui temos tudo e, o que não encontramos na Grande Circular, tem no comércio da rua do Fuxico, no Jorge Teixeira”, disse Reginaldo.

Segundo ele, a “boa vizinhança” e a união dos moradores, apesar dos problemas da violência, fazem com que as pessoas não tenham vontade de sair do bairro. “Hoje não tem um lugar seguro na cidade, mas aqui ainda vemos as crianças brincando na rua e as pessoas sentadas na frente de casa”, disse o morador.

O tráfico de drogas e o grande número de assaltos no Tancredo Neves também preocupam os moradores, que se “escondem” atrás de grades, nas residências e comércios.

Publicidade
Publicidade