Publicidade
Manaus
Educação

Morre professora Martha Falcão, aos 87 anos

Uma das figuras mais importantes da educação no Amazonas, Martha se tratava de pneumonia há algumas semanas e, no início desta manhã, sofreu uma parada cardíaca 08/09/2016 às 10:21 - Atualizado em 08/09/2016 às 11:27
Show portal 02
Martha Falcão será velada no salão nobre do IEA e sepultada às 16h de hoje (Foto: Alberto César Araújo/Arquivo)
Vinicius Leal Manaus (AM)

Morreu na manhã desta quinta-feira (8), em Manaus, a professora Martha Aguiar Falcão, aos 87 anos, uma das figuras mais importantes da educação no Amazonas. Ela se tratava de uma pneumonia há algumas semanas e, no início desta manhã, sofreu uma parada cardíaca.

A informação foi confirmada pela filha dela, a também professora Nelly Falcão de Souza. “Infelizmente ela faleceu. Ela já estava há dez dias internada na UTI com uma pneumonia dupla. E por fim teve uma parada cardíaca”, disse. O falecimento ocorreu às 7h30 de hoje, no Check Up Hospital.

Martha Falcão será velada a partir das 13h de hoje no salão nobre do Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro de Manaus, onde lecionou por muitos anos e também dirigiu a instituição. O sepultamento ocorrerá às 16h no Cemitério São João Batista, na av. Boulevard Álvaro Maia.

Natural de Manaus, a professora Martha Falcão tinha mais de 50 anos de magistério, dos quais se dedicou a todos os níveis de ensino, do básico ao superior. Ela foi diretora do IEA no ano de 1971 e também foi professora de Ciências na instituição por mais de 10 anos.

Graduada em Serviço Social e Química, pela Escola de Serviço Social de Manaus e pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Martha também era mestre em Botânica pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Martha Falcão também foi fundadora de várias instituições de educação tradicionais no Amazonas: a Faculdade Martha Falcão (FMF), o Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional. A professora também publicou vários trabalhos relacionados ao meio-ambiente.

Nota de pesar

A Faculdade DeVry, atual proprietária das instituições Martha Falcão, divulgou uma nota de pesar sobre o falecimento. “É com profundo pesar que nós [...] lamentamos o falecimento da professora Martha de Aguiar Falcão, fundadora desta instituição, que carrega no nome a homenagem àquela que ficou conhecida como ‘a grande mestra do Amazonas’”.

Na nota, a DeVry reconheceu e homenageou a professora. “O amor à educação e à transformação [...] sempre norteou os ideais da professora Martha Falcão, cujo nome virou sinônimo de qualidade de ensino. Pesquisadora, educadora e cientista, Martha Falcão foi pioneira na luta pela preservação das riquezas da Amazônia”.

Publicidade
Publicidade