Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021
Volume de produção

Moto Honda vai investir R$ 500 milhões para ampliação na Zona Franca de Manaus

O governador Wilson Lima (PSC), convidado do evento que marcou os 45 anos da empresa em Manaus, disse que os empregos gerados pela Honda ajudam “aliviar a pressão” sobre a floresta



honda1_06EFF8BD-D1AA-44B8-B508-1F3F19B218AB.JPG Foto: Iago Albuquerque
21/10/2021 às 20:21

A Moto Honda da Amazônia ressaltou, nesta quinta-feira (21), a aplicação de  R$ 500 milhões na ampliação das operações da marca na Zona Franca de Manaus (ZFM),  durante evento que marcou os 45 anos da empresa no Polo Industrial de Manaus.

Com o aporte financeiro firmado ainda em 2019, a multinacional inaugurou uma nova fábrica de motores, além de implementar melhorias e modernização  em linhas de montagem. Antes do investimento, partes integrantes da produção da multinacional não estavam no mesmo local. A ampliação do parque fabril conseguiu reunir na mesma fábrica processos da fabricação de motocicletas de variadas cilindradas.



Segundo o conselheiro executivo da Moto Honda, Issão Mizoguchi, o investimento aplicado vai colaborar para a esperada expansão do volume de produção. Conforme ele, a ampliação do parque fabril não vai significar neste primeiro momento geração de emprego. 

“Não, necessariamente, geração de emprego agora, porque estamos em um momento econômico buscando estabilidade no volume de produção. Os indicadores econômicos não apontam uma estabilidade, uma sustentação nos volumes futuros. No momento não estamos aumentando os volumes de postos, apenas mantendo”, disse Mizoguchi, que lembrou que a Honda não demitiu durante a pandemia. 

Em 2011, com o mercado aquecido, a Honda produziu 1,8 milhão de motos e empregou mais de 10 mil funcionários. Atualmente, 7 mil trabalhadores são empregados na fábrica da Honda de Manaus.

O governador Wilson Lima (PSC),  um dos convidados do evento, disse que os empregos gerados pela Honda ajudam “aliviar a pressão” sobre a floresta. Lima prometeu encaminhar à Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) um projeto lei que vai prorrogar  os incentivos tributários do Amazonas às empresas instaladas no Polo Industrial de Manus (PIM).

Incentivos

“A gente já tem uma construção dessa minuta e já encaminhamos para os segmentos que representam o setor de duas rodas e faço um apelo à Assembleia para apreciar essa lei que vai dar segurança jurídica para essas empresas”, se comprometeu Wilson Lima.

Conforme Wilson Lima, o projeto ainda em elaboração vai marcar o compromisso do governo de não aumentar impostos. 

A comemoração dos 45 anos da Honda contou com a presença dos deputados Serafim Corrêa (PSB), José Ricardo (PT) e do secretário municipal de Educação, ex-deputado federal Pauderney Avelino.

A produção da Honda até setembro deste ano está prestes  a superar a produção total de 2020. Até o mês passado, a empresa produziu 701,3 mil motos. Em 2020 inteiro, foram 757,8 mil motocicletas produzidas. A moto mais produzida pela Honda foi a CG 160 fan, com 103,3 mil unidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.