Publicidade
Manaus
Trânsito

Motoristas classificam Faixa Azul da avenida Torquato Tapajós como 'horrível' e caótica

Esse é o sentimento dos condutores que trafegam diariamente pela avenida que possui o corredor exclusivo 29/09/2016 às 05:00 - Atualizado em 29/09/2016 às 06:52
Show torquato1
A avenida Torquato Tapajós com a Faixa Azul em destaque, ontem / Fotos: Euzivaldo Queiroz
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Enquanto o foco da atenções nos últimos dias tem sido a suspensão da polêmica Faixa Azul na avenida Max Teixeira, outro local da cidade vem tirando o sono, e mais ainda, o precioso tempo de outros motoristas: o corredor exclusivo para ônibus e táxis localizados na avenida Torquato Tapajós.

No último final de semana, a Faixa Azul da avenida Max Teixeira foi suspensa pelo prefeito Artur Neto por tempo indeterminado e liberada para todos os veículos – e não apenas para ônibus e táxis – após ter sido constatada uma grande retenção que se formou no trecho, mais notadamente na rotatória do Manoa.

Mas na Torquato Tapajós, uma das vias mais importantes e de concentração de tráfego da cidade, os condutores reclamam da perda de tempo e do congestionamento que é causado pela instalação da Faixa Azul naquela área da cidade, que se transforma em caos nos horários de pico. 

A frentista Priscila Santos, 25 anos, conduz diariamente seu veículo pela avenida em direção a um posto de gasolina da via. Ela conta estar insatisfeita com a instalação do corredor exclusivo.
“Essa Faixa Azul trouxe o caos aqui para quem utiliza diariamente a avenida Torquato Tapajós. Para mim que trabalho um dia, outro não, vejo engarrafamentos toda hora. A todo momento. E de vez em quando vejo acidentes, um atrás do outro, e não se pode pular para a Faixa Azul. É um transtorno”, declara ela, que costuma trafegar com seu veículo pela manhã e à tarde. “E olha que eu moro próximo ao ao meu trabalho, mas sempre há um engarrafamento imenso”, declara ela.

Ela falou que o fim da faixa representaria uma conquista para os motoristas manauenses. “Se a faixa fosse liberada como antigamente  nós economizaríamos mais tempo, com certeza, tanto pra mim quanto para outras pessoas que dirigem seus carros particulares. O poder público deveria repensar e retirar a faixa pois para mim não vale de nada. Está é prejudicando a população mais e mais”, declarou a motorista.

Lado direito

Para o autônomo Oswaldo Januário Lopes, a Faixa Azul da Torquato é uma coisa “horrível e que só causa engarrafamento”. Ele destaca que é comum ficarem três ônibus lado a lado na pista, inclusive na azul, prejudicando os motoristas particulares e, claro, de motocicletas e outros veículos.

“Sempre frequento essa área. Meus netos estudam aqui próximo e sempre é todo dia esse sufoco de manhã e à tarde”, disse ele, que até sugere uma solução para a polêmica das faixas. “Acredito que o ideal seria que a Faixa Azul ficasse localizada no lado direito da pista, para colocar todos os ônibus andando em um só lado, o que diminuiria o engarrafamento”, opina o autônomo, que diz perder até 40 minutos todas as vezes que utiliza a via. “Sem a faixa eu percorria de 15 a 20 minutos o mesmo trajeto”, ressalta.

Frase

"A Faixa Azul trouxe o caos para quem utiliza diariamente a Torquato Tapajós. Vejo engarrafamentos toda hora". Priscila Santos, 25, motorista

Publicidade
Publicidade