Terça-feira, 16 de Julho de 2019
Manaus

Motoristas desrespeitam as leis de trânsito e cometem abusos em frente ao Detran

Abusos cometidos por condutores em frente à sede do órgão colocam pedestres e motoristas em risco sem qualquer punição



1.jpg Flagrante mostra sequência de absurdos que ocorrem atrás do carro de fiscalização, na entrada do órgão
23/08/2013 às 07:48

Motoristas desrespeitam e cometem abusos contra as leis de trânsito diariamente na avenida Mário Ypiranga Monteiro (antiga Recife), bem em frente ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. É comum flagrar motoristas que descem o viaduto Miguel Arraes e entram na faixa da esquerda, para acessar o próprio Detran e outros estabelecimentos próximos ao órgão, podendo causar acidentes.

Nesse trecho específico da via, é possível notar o risco que os condutores oferecem e sofrem ao realizarem trocas de faixas no final do viaduto, onde os veículos trafegam em alta velocidade, apesar da visão limitada pela inclinação.

Esse tipo de manobra, além de ser arriscada, é proibida, mas até o momento não existe nenhum tipo de sinalização no local e, muito menos fiscalização que resulte na punição de quem comete esse tipo de abuso.

Nossa equipe de reportagem registrou, durante dois dias, motoristas se arriscando ao fazer a manobra em meio a veículos pesados, como ônibus e caminhões, e colocando, também, os pedestres, em risco.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir pondo em risco a vida dos pedestres e de outros motoristas e realizar manobras perigosas são infrações gravíssimas, e rendem multas no valor de R$ 191,54, podendo o condutor ter o direito de dirigir suspenso, o documento de habilitação recolhido e ainda ter o veículo retido, mas, na prática, não é o que acontece.

O diretor do Detran-AM, Leonel Feitoza, disse que tem conhecimento da situação no local e afirmou que esses abusos ocorrem por conta da falta de educação dos condutores e que o órgão tem se articulado internamente para encontrar soluções viáveis para inibir a situação.

“Existem agentes de trânsito na via para multar, mas não temos como estar 24 horas nas ruas, por isso a nossa equipe de engenharia e a do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), estão realizando estudos para implementar sinalizações na via”.

Leonel afirmou ainda que as medidas têm que ser bem estudadas, por se tratar de uma das vias mais movimentadas da cidade e por dar acesso a órgãos públicos. “Não podemos colocar qualquer tipo de sinalização que possa reter ou prejudicar o trânsito”, explicou.

Placas e divisórias de concreto são opção
O Manaustrans informou que a equipe de engenharia do órgão realizou alguns estudos no local, indicando que a melhor sinalização a ser adotada na via é a colocação de obstrução física, com divisões de concreto para impedir as imprudências dos motoristas e também a implantação de placas com a indicação de proibição da manobra.

Ainda de acordo com o Manaustrans, essas intervenções ainda estão sendo estudadas e só deverão ser implementadas após as obras de pavimentação e requalificação da avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Ao ser questionada sobre a data da pavimentação na via, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que a avenida Mário Ypiranga Monteiro faz parte do lote 4 de um total de 5 lotes que foram divididos para receberem as intervenções de melhorias nos asfaltos.

A Seminf informou ainda que não existe uma data definida para o início das obras, mas que elas serão iniciadas até o final deste ano. Os lotes estão sob análise e deverão ser realizados processos licitatórios para a escolha da empresa que realizará a obra no local.

Somente após essas intervenções é que os estudos poderão ser colocados em prática. Até lá, o Detran pretende atuar com agentes de trânsito.

Pedagogia da multa
Para o diretor do Detran-AM, os motoristas só aprendem quando são multados, “se for preciso agir dessa forma para acabar com essas situações de falta de educação de condutores imprudentes, nós teremos que fazer”

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.