Publicidade
Manaus
Trânsito

Motoristas enfrentam trânsito por falta de semáforo na Desembargador João Machado

Para moradores e motoristas a solução para aliviar os transtornos seria a implantação de semáforos na avenida da Zona Centro-Oeste da capital 17/08/2016 às 10:58
Show transito
Trânsito pesado nos horários de pico causam transtornos para motoristas e pedestres na av. Desembargador João Machado (Foto: Clóvis Miranda)
acritica.com Manaus (AM)

Os motoristas que costumam passar pela avenida Desembargador João Machado (antiga estrada dos Franceses), no Alvorada, na Zona Centro-Oeste, sofrem com os congestionamentos que se formam ao longo da via, que é estreita, nos horários de pico. Os transtornos são inevitáveis. O ponto mais crítico é próximo ao açougue Vitello. O caos começa quando os motoristas, que trafegam pelos Franceses, disputam a preferência com os motoristas que estão vindo da rua Professora Cacilda Pedrosa.

A assistente social Joana Ramos, 27, disse que o problema é pior no horários de 6h30 às 8h30, das 11h30 às 13h e das 16h às 19h. “É praticamente uma ‘Índia’. Os que vêm dos Franceses e querem entrar aqui na rua Professora Cacilda, inevitavelmente, bloqueiam o trânsito porque é uma faixa apenas, ou seja, é um carro por vez”, afirmou ela.

Joana Ramos defende que agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) deveriam atuar na área durante esses horários. Assim, na visão dela, o trânsito teria mais fluidez. “Precisa ser organizado porque, enquanto depender da gentileza dos motoristas, isso aqui sempre vai ser um caos nesses horários”, destacou.

Disputa por espaço

Para Eduardo Santos, que é dono de uma banca de café da manhã e trabalha bem na esquina entre as duas ruas, a solução seria colocar um semáforo. “Tinha um sinal nessa área, mas os próprios moradores tiraram. Virou essa zona aí”, comentou.

Além do trânsito “pesado”, a falta de paciência dos motoristas também prejudica o fluxo. “Tem alguns motoristas que são bem impacientes, não esperam a vez deles, começam a buzinar, e isso piora ainda mais o trânsito”, disse Eduardo.

Nos horários mais críticos, muitos motoristas aproveitam para realizar verdadeiras “barbeiragens”. Eles param em cima da faixa, buzinam para apressar os pedestres, e até tentam ultrapassar outros carros, disputando o espaço reduzido.

Pista sinalizada

Em nota, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) informou que a via está sinalizada tanto vertical quanto horizontalmente e que realiza um estudo para implantar um novo semáforo na avenida Desembargador João Machado, para desafogar o trânsito na área.

Publicidade
Publicidade