Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2020
Manaus

MPE investiga curso de medicina da Universidade do Estado do AM

Audiência pública apura denúncia - feita por estudantes de Medicina - sobre irregularidades nas disciplinas de estágio



1.jpg Alunos reclamam que em cinco disciplinas as cargas de estágio são exageradas
25/05/2012 às 07:38

Os estágios do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão sob suspeita de estar sendo realizados irregularmente. A denúncia feita ao Ministério Público do Estado (MPE) aponta que os acadêmicos de Medicina que cursam o período de estágio estão realizando atividades com carga horária além da prevista e sendo, inclusive, orientados por entidade particular quando deveriam ser monitorados apenas por instituição pública.  A prática, conforme o MPE contraria as normas do Ministério da Educação (MEC) e está sendo apurada pela 56ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão (Prodedic).

A irregularidade, conforme a denúncia, acontece em, pelo menos, cinco disciplinas: Saúde Comunitária (Saúde Coletiva), Clínica Médica, Saúde da Criança (Pediatria), Saúde da Mulher  e Clínica Cirúrgica (Submódulo: cirurgia de abdôme). 



O caso chegou ao MPE em novembro de 2011 por meio do site da instituição. Para apurar se a prática continua ocorrendo o MPE realizará uma audiência pública na qual pretende coletar informações da situação com os próprios acadêmicos de Medicina da UEA. 

A audiência está prevista para o próximo dia 11 de junho. No site institucional, o MPE convoca os alunos de Medicina que cursam o período de estágio a participarem da audiência.

A direção da UEA respondeu que as cargas dos estágios estão de acordo com que o que prevê o curso de Medicina nas normas do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (MEC).

O reitor da UEA, José Aldemir,  disponibilizou todos os dados solicitados pelo MPE e agora  aguarda o desenrolar da apuração.

Segundo o reitor, entre os documentos apresentados ao MPE está um parecer que prova que as diretrizes do estágio atendem os parâmetros legais. Ele explicou que a UEA recebe anualmente 120 alunos para o curso de Medicina e atualmente tem 593 acadêmicos

 

 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.