Quinta-feira, 24 de Setembro de 2020
RECONHECIMENTO

Mulheres indígenas estão entre 25 selecionados de projeto da Gol

Aproximando Distâncias é o projeto da GOL que apresenta maravilhas do Brasil. Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro foi uma das 25 iniciativas selecionadas



1_P_T3jB26CNxep_gXnQiEZQ_9C6CA63A-7B37-4DAF-9A49-AAD70644ABCC.jpeg Foto: Clara Toledo
07/08/2020 às 17:49

A Associação de Mulheres Indígenas do Alto Rio Negro foi uma das 25 iniciativas selecionadas pelo projeto da Gol linhas aéreas, Aproximando Distâncias. Clarice Tukano, representante da associação, conversou com o Mario Liao, diretor financeiro da Gol, no Papo Gol. Na parceria, a Gol disponibiliza os produtos feitos por mãos indígenas em uma vitrine digital. 

"Foi uma surpresa para nós da associação. A Gol  nos encontrou por meio das redes sociais. É uma forma de ajuda aos artesãos, principalmente nesta época da pandemia. Nós da Associação das Mulheres Indígenas estamos entre os finalistas", conta Clarice. 

Aproximando Distâncias é o projeto da GOL que conecta as maravilhas do Brasil, sem sair de casa. Por meio de transmissões quinzenais, a empresa busca colocar em evidencia produtores de arte no mercado das vendas online. Para acessar a plataforma, basta clicar aqui. 

"Neste tempo de pandemia, o artesanato e o turimo foram interrompidos. Aqui no Amazonas o turismo é muito importante para a valorização da cultura local. Nós aqui estamos lutando contra a covid-19. As mulheres se colocam na linha frente. O artesanato é a principal fonte de renda. Faz parte da nossa identidade cultural, do povo, da luta, dos desafios. Nossos produtos circulam no Brasil, e em algum momento fora do Brasil também", explica Clarice.

As mulheres indígenas produzem cestos e outros produtos com folha de tucum. Com a crise de pandemia, as viagens de barco foram suspensas, e ficou em falta a matéria-prima para a produção.

Ainda assim o grupo de mulheres decidiu manter a divulgação nas redes sociais. Ponto reconhecido pela companhia que busca aproximar pessoas e iniciativas.

Atualmente a Associação possui parcerias com organizações indígenas e sociais com o objetivo de manter a visibilidade dos produtos indígenas no mercado.



News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.