Publicidade
Manaus
MOBILIZAÇÃO

Mulheres protestam contra a privatização da AM Energia e levam reivindicações

Representantes de movimentos sociais de Manaus e do interior do Estado fizeram protesto no Dia da Mulher para reclamar do serviço e da perda de direitos 08/03/2018 às 11:46
Show whatsapp image 2018 03 08 at 11.13.49
(Foto: Geizyara Brandão)
Geizyara Brandão Manaus

O Fórum de Mulheres do Amazonas, acompanhado de representantes de outros movimentos sociais, ocupou a sede da Eletrobras Amazonas Energia, localizada na avenida Sete de Setembro, para protestar contra a privatização da distribuidora.

De acordo com a militante do Fórum, Maria Caetano, as mulheres de baixa renda serão as principais prejudicadas, uma vez que já sofrem com as contas elevadas de energia. "Nossa reivindicação não é apenas por energia, mas pela perda de direitos", enfatizou.

As mulheres pediam a presença do presidente da distribuidora para entregar um documento que além do manifesto, tem anexado os registros de cartórios de várias famílias que estão com a conta alterada e denúncias de corte de energia. "Tem um abaixo-assinado de mulheres que estão pedindo energia para a comunidade delas", contou.

Do município de Itacoatiara e do movimento de mulheres camponesas, Ena Oliveira destacou que o interior "vai voltar para a lamparina" com a privatização da Amazonas Energia. "Nós já estamos sentindo o impacto da aproximação da privatização no interior. A população não está conseguindo pagar essas taxas absurdas, se privatizar vamos ficar sem energia", disse.

Também militante do Fórum, a advogada Márcia Dias ressalta que a manifestação é parte de uma mobilização mundial, reforçada na América Latina. "Nós escolhemos ocupar a Amazonas Energia pelo fato de que energia e água tem tudo a ver com a vida da mulher, porque impacta diretamente nas nossas vidas. A privatização dos bens públicos que nós ajudamos a construir torna tudo muito mais caro", explicou.

Por volta das 11h, uma comissão foi formada para entrar na sede da distribuidora.

Publicidade
Publicidade