Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Manaus

Multas na 'faixa azul' do BRS na avenida Constantino Nery começarão a valer após o Carnaval

Resolução começará a valer um ano após a implementação da faixa exclusiva para ônibus do transporte local. Ainda não há previsão de fiscalização em outras avenidas



1.jpg Condutores invadem normalmente a faixa da esquerda na via - exclusiva para os ônibus do novo sistema
13/02/2015 às 11:40

Um ano após a implantação da "faixa azul" do sistema Bus Rapid System (BRS), a Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU) e o Instituo Municipal de Engenharia de Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) anunciaram para o próximo dia 19 de fevereiro, uma quinta-feira, o início da fiscalização na avenida Constantinto Nery.

A multa para quem for flagrado trafegando na área exclusiva, de acordo com o artigo 84 do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), será de R$ 127,69, além do motorista receber cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - o limite são 20 pontos, antes de invalidar o documento.



Na faixa da esquerda, atualmente, circulam dez linhas com uma frota de 111 veículos, que utilizam oito plataformas do sistema. “Esse é só o início da primeira fase do projeto. O restante, que engloba avenidas das Zonas Leste e Norte, ainda não possui previsão para que sejam fiscalizadas”, ressaltou. Quanto a frota que continuará circulando no lado direito da Constantino, Carvalho explicou que o processo de mudança para a faixa da esquerda será gradativamente.

Além do anúncio de funcionamento da primeira fase do BRS, os órgãos também irão dar início à sinalização de uma faixa semi-exclusiva para ônibus nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro e Jornalista Umberto Calderaro. “A ideia é restringir o máximo que pudermos ao ônibus para evitar congestionamentos. Existem vias que continuarão sendo acessadas por carros de passeio, no entanto, os motoristas utilizarão essas vias apenas para entrar e sair dessas ruas, lojas ou residências”, explicou.

A sinalização será iniciada até o dia 25 de fevereiro. Em seguida, serão dados 15 dias de adaptação aos motoristas até que sejam iniciadas as aplicações de multas, no dia 10 de março.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.