Sexta-feira, 25 de Junho de 2021
ARTE URBANA

Mural de grafite deve chegar a mais uma parada da avenida Getúlio Vargas

Pinturas feitas pelo Casarão de Ideias leva arte urbana para os muros da área central da capital amazonense. Parada do colégio Santa Doroteia deve ser a próxima a receber as pinturas



7e6e5c81-b77c-4e66-9d87-bee5a4f61c17_CC629158-BAF0-4E44-8798-856976B70761.jpg Foto: Iago Albuquerque/Freelancer
05/01/2021 às 08:06

Depois da transformação artística de duas paradas de ônibus localizadas na avenida Getúlio Vargas, no Centro de Manaus, a intenção da associação cultural Casarão de Ideias é levar a arte urbana para outros muros da área central da cidade.

O projeto intitulado ‘Grafite é Arte’ começou no dia 26 de dezembro e foi finalizado no último domingo, 3 de janeiro. O trabalho, contemplado no edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Prefeitura de Manaus, por meio da Lei Aldir Blanc, e que abarcou os dois murais, foi realizado em parceria com os artistas parintinenses Alzyney Pereira e Kemerson Freitas que compõem o ‘Curumiz’.



De acordo com o diretor do Casarão de Ideias, João Fernandes, o projeto foi idealizado com o intuito de ressignificar o espaço público por meio da arte urbana, o grafite.

“A ideia dos murais, ela já existia. Ano passado, nós fizemos um mural em frente ao Casarão, por que nós víamos aquele espaço ansioso e então, decidimos grafitar aquele muro. Agora, com o edital Aldir Blanc, resolvemos ampliar isso para o nosso entorno. As paradas da Getúlio Vargas têm a sua importância, a gente vê o quão elas são habitadas e quanto necessitam desse carinho”.

As pinturas feitas nos murais pelos artistas parintinenses retratam, de forma única, a fauna e flora amazônica, assim como seus habitantes, os amazonenses. “A escolha do Curumiz, tem uma relação com o que a gente pensa enquanto arte, de ser algo que fosse amazônico, mas não necessariamente as figuras tão já utilizadas”, destacou João Fernandes.

Próximos murais

Jogão Fernandes afirmou que brevemente mais uma parada de ônibus da avenida Getúlio Vargas será transformada.

“A próxima parada é a que fica no Colégio Santa Doroteia, nós estamos aguardando autorização do espaço até para seja algo combinado e correto”. Para esse trabalho, segundo Fernandes, serão convocados outros artistas do grafite manauara. Ainda não há data confirmada para a convocatória, no entanto, a chamada será divulgada por meio das redes sociais do Casarão de Ideias.

“Vamos fazer um mapeamento de espaços e uma convocatória para apoios e artistas. A ideia é que a gente possa construir outras relações, com outros artistas, para que possamos ampliar essa parceria e fazer com que outros nomes possam aparecer na cena da cidade”. Antes da realização do grafite, as paradas de ônibus receberam preparação como limpeza e pintura do muro, arrumação da iluminação, além de pintura dos bancos.

Nas redes sociais da associação cultural, dezenas de pessoas elogiaram a iniciativa que destaca o regionalismo por meio da arte urbana. “A gente vê que muitas pessoas estão dizendo que vão observar, que vão denunciar se alguém fizer algo. Então, nós fizemos a humanização do lugar e nós já entendemos que a população pegou para elas aquele espaço, e acho que isso é o principal de qualquer projeto. As pessoas já pegaram aquela ação como delas e isso fecha o trabalho com louvor”, finalizou.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.