Quinta-feira, 04 de Junho de 2020
LICITAÇÃO

Na ALE-AM, deputados cobram compra de ambulância para Itacoatiara

Deputados Cabo Maciel (PL) e João Luís (PRB) alegam ter destinado verba para o município para compra de ambulâncias. Prefeito Antonio Peixoto (PT) alegou 'questões burocráticas' para licitação



WhatsApp_Image_2020-03-17_at_13.49.56_606211F9-A805-4922-9D72-327FDC83E8E0.jpeg Foto: Divulgação
17/03/2020 às 13:51

O deputado estadual, Cabo Maciel (PL), cobrou da prefeitura o de Itacoatiara, município distante 272 quilômetros de Manaus, a compra de ambulâncias ao Hospital do município. De acordo com o parlamentar, R$ 350 mil de emenda parlamentar foram destinadas para a pasta da saúde de Itacoatiara. A declaração foi dada, nesta terça-feira (17) durante a sessão ordinária da Assembleia Lesgislativa do Estado (ALE-AM).

De acordo com o Cabo Maciel, o valor para a compra de duas ambulâncias foi destinado em dezembro de 2019. Segundo o parlamentar, um veículo seria utilizado na Vila de Lindóia e o outro atenderia o Hospital Regional José Mendes.



 “No dia 3 de dezembro foi depositado, do fundo estadual de saúde para o fundo municipal de saúde, R$ 350 mil, fruto de uma emenda parlamentar nossa, autorizada e trabalhada junto ao governador Wilson Lima. Desde o dia o dia 3 até a data de hoje, o prefeito não conseguiu fechar uma licitação para comprar essas ambulâncias", disse o parlamentar.

O deputado estadual, João Luís (PRB), também utilizou o tempo da tribuna para criticar a gestão de Itacoatiara. De acordo com o parlamentar, a cidade vive uma situação de abandono há mais de 10 anos. Além da saúde, o deputado estadual criticou a pavimentação das ruas e a infraestrutura do município.

“Onde não tem gestão, não tem qualidade de vida para a população. Tudo o que a população precisa, nesse momento no Estado do Amazonas, é atentar para a gestão. Onde o recurso não é gerido de forma correta, há problemas, como a locomoção de vir de Itacoatiara para Manaus”, disse o parlamentar

Resposta

O prefeito de Itacoatiara, Antonio Peixoto (PT), afirmou que a licitação para a  compra das ambulâncias e outros materiais hospitalares já foi realizada. Ele acrescentou que a previsão para os equipamentos estarem em uso é até o dia 23 deste mês. 

“Quando a secretaria de finanças confirmou que o dinheiro estava na conta, iniciamos o processo licitatório da estaca zero e fomos para as cotações. Nesse processo, a secretaria de saúde recebeu recursos, não apenas do deputado, mas também de outras ordens. E iniciamos o processo licitatório para a compra de outros veículos e esse processo está em curso”, explicou o prefeito.

O prefeito salientou que o dinheiro fica disponível na conta do município três meses após o depósito e disse que as críticas do deputado estadual Cabo Maciel foram motivadas por questões eleitorais.

“É uma questão burocrática, não podemos nos antecipar. Três empresas já estão no edital. A licitação está agendada para o dia 23 deste mês. Isso é jogo político”, concluiu o prefeito.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.