Terça-feira, 29 de Setembro de 2020
SEM CONTÁGIO

Não há registro de transmissão ativa da Covid dentro das escolas, afirma Seduc

Investigações da FVS-AM identificaram dez casos da doença no meio escolar, sendo oito em professores e dois em alunos aconteceram nas suas residências. Após análise preliminar, há a indicação que eles já vieram de casa com o vírus



print_2DA63D1B-71E2-4B4F-80B1-49AED45AD140.JPG Foto: Divulgação
14/08/2020 às 10:06

Cinco dias após o retorno presencial das aulas na rede estadual de ensino, em Manaus, a Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc) conseguiu identificar e isolar dez casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). No entanto, após investigação preliminar dos casos pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), ficou confirmado que os infectados – oito professores e dois alunos – já vieram contaminados de fora da escola sem que houvesse a transmissão ativa dentro do ambiente escolar.

“Estamos processando em parceria com a Susam a investigação de todos os casos. Todos foram isolados e estão sendo manejados de acordo com o protocolo, que envolve isolamento imediato, acionamento da FVS, testagem completa no laboratório Lacen, além de medidas de sanitização nas escolas onde os casos foram identificados”, afirmou a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto.



Rosemary ressaltou que os casos identificados com transmissão domiciliar são oriundos do que ainda está acontecendo em Manaus. Segundo ela, o vírus continua ativo na capital amazonense, apesar da diminuição no número de mortes e de internações. “Devemos lembrar que o vírus, em 80% dos casos, passa com pouco ou nenhum sintoma pelas pessoas, no entanto, mesmo assintomático, o infectado pode estar transmitindo, sem perceber, o vírus para outras pessoas”, alertou.

“Não podemos esquecer que qualquer um que esteja em contato conosco pode transmitir o vírus para nós. Daí a importância de conhecermos todos os casos, inclusive de pessoas que estão fora do ambiente escolar. As medidas de precaução estão sendo tomadas, todas as recomendações da FVS foram acatadas pela Seduc e agora temos um sistema ativo de vigilância nas escolas”, comentou a diretora.

Para o secretário de Educação, Luis Fabian, o reinício das aulas aconteceu de forma tranquila, com a participação maciça de professores e alunos. “Tivemos um reinício excelente, e pretendemos continuar com os cuidados para que esse bom momento continue. Os alunos devem continuar usando máscaras o tempo todo e adotando medidas de higienização nas escolas, que estão equipadas com pias para a lavagem de mãos, além de compartimentos com álcool em gel”, disse.

News cd352277 0e1c 46a0 a7be 1c103dc77fdf 61069a10 0ddc 4dd3 a064 0924327cad53
Subeditor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.