Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020
EMBATE

‘Não tem compromisso com a população’ diz vereador sobre diretor do IMMU

A declaração foi feita pelo vereador Sassá da Construção Civil (PT), durante pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus, nesta terça-feira (10), após Manoel Paiva não ter comparecido na Comissão dos Transportes



bb8991fc-fd04-4d17-a45b-2902204947f1_A1634553-55C3-416B-AA93-06AB076D96C4.jpg Foto: Divulgação
10/12/2019 às 18:48

O vereador Sassá da Construção Civil (PT) afirmou que o diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Manoel Paiva, não tem compromisso com a população. A declaração foi dada durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus, nesta terça-feira (10).

Na ocasião, o parlamentar disse que o titular do Instituto não compareceu na Comissão dos Transportes, onde foi realizada a apresentação de um relatório de intervenção da Prefeitura no sistema rodoviário da capital na última sexta-feira (6).



"Ele não atende os nossos pedidos. A gente pede para colocar ônibus em alguns bairros e ele não coloca. E no dia da reunião mais importante para ele vir, ele não compareceu", reclamou o parlamentar.

Durante o pronunciamento na tribuna da casa, Sassá chamou as empresas de transporte de 'máfia' e acrescentou que a população tem cobrado respostas.  "Existe uma máfia muito grande nos transportes, e muita gente tem medo de 'bater' nela. Para mudar o sistema do transporte só depende da gente", salientou o parlamentar.

O decreto municipal 4.503/2019, além de apresentar um relatório à CMM, tem como atribuição determinar que a Prefeitura de Manaus assegure a continuidade e a prestação adequada do serviço público de transporte coletivo urbano, na modalidade convencional. A Comissão de intervenção financeira da Prefeitura de Manaus no transporte coletivo, após 136 dias de atividades, apresentou um relatório preliminar à Comissão dos Transportes.

A vereadora Glória Carratte (PDT), que é vice-presidente da Comissão dos Transportes, afirmou que não considerou como um relatório os dados apresentados pelos interventores na última sexta-feira, durante a reunião.

"Para mim foi uma reunião muito rápida. A gente gostaria que essa situação fosse resolvida antes do recesso parlamentar. Mas ainda estamos aguardando para sabermos onde está a economia, onde foi aplicada, onde será aplicada, sab. Isso é um dever da Câmara", frisou a parlamentar.

Ao ser questionada em relação às medidas em curto prazo, apresentadas pelo secretário de articulação do município Luís Carijó, Glória Carratte frisou que tem que estar no relatório.

"Eu não sei qual vai ser a medida que eles vão tomar. Eu não quero me precipitar, então vou aguardar", disse a vereadora

O vereador Hiram Nicolau também criticou o sistema de transporte e disse, ainda, que espera da Prefeitura uma posição mais severa em relação aos ônibus de Manaus. O parlamentar também reiterou que a responsabilidade da precariedade dos veículos públicos da capital não é dos aplicativos de transporte.

"Ainda tenho que ouvir a besteira que a culpa do declínio dos transportes públicos é dos aplicativos. A culpa é do próprio transporte coletivo, que tem um atendimento péssimo e veículos velhos. Que o passageiro ", afirmou o parlamentar.

Verba parlamentar

Hiram Nicolau também disse ao A CRÍTICA que vai destinar Dr. Thomas, R$ 409 mil de emenda parlamentar para, além da compra de equipamentos, a construção de uma nova ala para idosos na Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas.  

“Há três semanas inauguramos uma nova enfermaria e um novo centro de reabilitação. E conversando com a secretária Martha Cruz, ela me falou que o grande sonho da fundação era construir mais uma ala. A Fundação recebe atualmente 132 idosos e com essa nova ala, vai passar a receber 160 idosos”, frisou o parlamentar.

IMMU

A reportagem entrou em contato com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), mas até a publicação da matéria não obteve o retorno sobre as declarações do vereador Sassá da Construção Civil (PT).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.