Publicidade
Manaus
Vendas e comércio

Natal anima comércio e traz confiança a empreendedores

Lojistas movimentam comércio com vitrines natalinas e empresários acreditam em um quarto trimestre mais otimista 23/10/2016 às 09:20
Show 1 dinheiro
Operação de vendas na Tropical Multiloja é desde de setembro com todo tipos de artigos de Natal (Foto: Aguilar Abecassis)
Rebeca Mota Manaus (AM)

As vendas para o último trimestre do ano tendem a aumentar entre 5% a 6% trazendo fôlego com as festas de fim de ano para o comércio brasileiro. De acordo com a Câmara de Dirigentes de Lojistas de Manaus (CDLM), a maioria dos pequenos e médios empresários está positiva e esperançosa em relação à retomada de confiança dos clientes com as marcas, o que fará com que a porcentagem de vendas de fim de ano aumente. 

O presidente da CDLM, Ralph Assayag, diz que apesar desta expectativa de vendas, este resultado ainda é uma indefinição por conta dos imprevistos que estão surgindo, mas está confiante nas vendas devido o 13° salário que algumas pessoas ainda vão receber.

“Nós temos uma expectativa que o comércio aumente no período natalino entre 5% a 6% devido o 13° salário que algumas pessoas vão receber, já que não foi pago em julho, entretanto vai começar a greve da Receita Federal e se continuar até dezembro a tendência é prejudicar o comércio, pois vai afetar os produtos que ficarem em armazenagem, com isso aumentará o preço e está difícil de programar e prever, porém estamos esperançosos”, conta Assayag.

O proprietário do Tropical Multiloja, Allan Bandeira, está confiante com as vendas de Natal que começaram a operar desde 15 de setembro e a estimativa é vender milhares de artigos natalinos.

“Nós somos a loja que tem um maior retorno no Natal, nossa campanha é um ‘Natal para toda a Cidade’, o objetivo é que os preço caibam no bolso de todo tipo de consumidor amazonense, com preços que variam de 1,99 até seis mil reais e um parcelamento facilitado em até seis vezes”, destaca Bandeira.

A Tropical Multiloja tem 40 anos no mercado e aposta na demanda do Natal com artigos como guirlandas, árvores e piscas-piscas - produtos diferenciados entre que são os mais vendidos neste período. Em outubro, a Tropical também investe em artigos de festas para o Halloween e também na época de ‘volta às aulas’. 

O grupo está com três lojas para vendas de Natal varejo: na Rua Saldanha Marinho, Tenreiro Aranha e no Shopping Via Norte. Além de uma loja para atacado na Tropical Atacadão na Rua Miranda Leão. 

A loja D’ Casa está com força total para as vendas de Natal e espera que a venda cresça mais de 75% dos produtos natalinos, de acordo com a gerente Adriana Nascimento.

“Esperamos que venda bastante superando os outros meses que não foram tão bem assim. Muitas novidades chegaram são bonecos, duendes, presépios e os artigos  que mais sai da loja são bolas, galhos e os piscas-piscas com preços que variam de 11 reais como os galhos a 900 reais”, ressalta. 

Para presidente da Federação do Comércio (Fecomércio-AM), José Roberto Tadros, a confiança nas vendas é positiva e que as empresas que trabalham com números estão olhando a somatória de valores que interferem na economia. “Melhorou o clima de confiança, mas a crise financeira ainda continua persistindo. São muitas pessoas desempregadas. Caso houver uma melhora será uma quantidade pequena e expectativa será por causa da confiança, pois a economia continua em dificuldade”. Para Tadros, as vendas deste ano vão refletir a expectativa para 2017. “Será melhor do que ano passado, mas nada de esplendoroso. Mas o natal deste ano será catalisador para saber e sentir de como será o do ano que vem”, explica.

Ofertas para atrair consumidores

Faltando exatamente 63 dias para o Natal, lojistas de Manaus estão ansiosos para esta data e já começam aquecer nas vendas, são artigos de enfeites natalinos, roupas, sapatos e itens para presentes.

Na loja Sonho dos pés, a gerente Helen Frota, conta que está com uma expectativa muito boa em relação as vendas da nova coleção.

“Nós estamos no Manauara Shopping desde o Natal passado, com preços que variam de R$ 20 a R$ 300 e para atrair os clientes estamos fazendo liquidações de 20% a 55% e com isso, estamos sendo surpreendidos desde este mês com as vendas que estão aquecidas”, enfatiza Frota.

A loja Sonho dos pés é motivada pelo amor à moda e pelo universo das mulheres com um leque de produtos super variados, capaz de atender a todas as suas necessidades, com o desejo de conectar à moda, através de preços muito acessíveis e tem projetos previstos para outras lojas em Manaus. “Em novembro deste ano vamos estar inaugurando outra loja no Amazonas Shopping e todas as expectativas são satisfatórias”, conta Helen.

Já na loja Maria Filó, as perspectivas de vendas deste é melhor que do ano passado, para a gerente provisória da loja, Maria Antônia Campos, dizque a loja indica para um crescimento positivo no período natalino.

“Nós saindo da coleção primavera para aderir a verão, que é a coleção mais vendida, já que é no período de Natal, com cortes diferenciados e acabamentos perfeitos”, diz 

Na loja Maria Filó o trabalho em tricô é rico em cores e detalhes que Célia Osorio encantou as mulheres com as suas criações. Hoje, na direção criativa, Roberta Ribeiro aprimora as técnicas passadas por sua mãe e mantém a essência da marca realçando a beleza feminina em todos os encontros da vida.

Publicidade
Publicidade