Publicidade
Manaus
SOLIDARIEDADE

Natal de Rua leva atos solidários a moradores de rua e pacientes de hospitais em Manaus

Atividade solidária é realizada há mais de 20 anos em Manaus e envolve cerca de 150 voluntários no dia 25 de dezembro 22/12/2018 às 15:44
Show medida c3eebfdc 1d81 4c47 8341 4871bc1d8242
Foto: Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

Voluntários espíritas realizarão no dia do Natal, dia 25, atividades de 6h até 20h para celebrar o aniversário de Cristo com moradores de rua, pacientes de hospitais e famílias de baixa renda de vários bairros de Manaus.

A estimativa do grupo é que cerca de 550 pessoas sejam alcançadas pela atividade social e solidária, que já é realizada há mais de 20 anos.

Os voluntários são pessoas, das mais diversas profissões, que frequentam dez casas espíritas de Manaus e se reúnem nesta época do ano para celebrar o Natal com pessoas que estejam passando por períodos de dificuldade de acesso à moradia, distantes da família, com problemas de saúde, entre outros.

“Reunimos com os nossos familiares no dia 24. Muitos participam das atividades com suas famílias também. Nos dividimos  em quatro grupos”, explicou o coordenador do trabalho, o médico César Borges.

A primeira equipe acorda cedo no dia 25 e às 5h30 já está no abrigo Casa do Sereno, rua Tapajós, 276, Centro de Manaus, preparando um café da manhã reforçado e separando kits de higiene, previamente organizados, para distribuição entre moradores de rua no Centro de Manaus.

"Os voluntários fazem abordagens a eles. Oferecem o café da manhã e o kit de higiene. Alguns dos moradores de rua estão sob efeito de álcool, outros fracos mesmo pelo baixo cuidado com a saúde. Além do alimento material, também fazemos orações com eles", disse.

A atividade ocorre próximo à Igreja dos Remédios, no Centro de Manaus.

Hospitais infantis

Às 8h, um outro grupo de voluntários visita hospitais infantis públicos onde distribuem brinquedos. "Um dos nossos sempre se veste de papai noel, levamos violeiros e num clima de alegria os presentes são doados. É muito recompensador ver sorrisos nos rostos das crianças", conta César Borges.

Os hospitais infantis visitados serão Delphina Aziz, Hospital Dr Fajardo e ICAM.

Por volta de 13h, o terceiro grupo, composto na sua maioria por adolescentes e jovens, visita hospitais de fraturados, idosos e maternidades.

Kits para crianças recém-nascidas, kits de higiene, atenção e carinho são distribuídos nestes locais.

À noite, por volta de 19h, os três grupos que atuaram de dia se unem aos quarto grupo e realizam uma ceia de confraternização, da qual participam também mulheres que trabalham nas ruas na noite do Centro de Manaus. Parte delas e dos trabalhadores voluntários levam suas famílias para a ceia que é realizada na Praça D. Pedro II, Centro de Manaus.

“O evento da noite inclui apresentações artísticas realizadas por jovens, adultos e crianças dos centros espíritas. Há também uma palestra sobre o verdadeiro sentido do Natal que é o exercício do amor ao próximo desinteressado e humildade como exemplificou Jesus Cristo”, disse César Borges.

Famílias previamente cadastradas recebem uma cesta de Natal. “O Natal de rua é uma das nossas atividades coletivas que mais entusiasma e envolve os voluntários. Ficamos felizes de doar um pouco do nosso tempo e receber tanto carinho de todos que ouvem as palavras e a mensagem cristã ao longo do dia”, avaliou o médico.

Carnaval também é tempo de caridade

O mesmo grupo de pessoas se organiza para uma atividade ainda maior no período do Carnaval, entre 3 e 5 de março do ano que vem, que é a realização da Concafras 2019 (Confraternização das Caravanas de Fraternidade Auta de Souza e Promoção Social Espírita). O evento de estudos e atividades solidárias envolverá cinco mil voluntários em cinco cidades do País.

A equipe de Manaus se deslocará para a cidade de Boa Vista, em Roraima, onde as atividades voluntárias e de caridade terão como foco áreas da periferia do Estado e locais onde estão abrigados refugiados venezuelanos.

Voluntários

Os centros espíritas envolvidos na atividade são Pão Nosso, que fica na comunidade Jesus me Deu; Eurípedes Barsanulfo, que fica no Parque das Garças; Sementeira de Luz, na Colônia Santo Antônio; Centro Espírita João Evangelista, no Bairro da União.

Também colaboram os Postos de Assistência Espírita Leonardo Malcher, localizado no japiim; Nympho de Paula Correa, no conjunto Canaranas; Guillon Ribeiro, na Compensa; Posto de Assistência Espírita A Caminho da Luz, em Rio Preto da Eva; Wantuil de Freitas, no Iranduba; e o Posto de Assistência Espírita Bittencourt Sampaio, no Ouro Verde.

Publicidade
Publicidade