“Nós vamos pagar um valor de R$ 600 para essas famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia para elas", disse o governador durante posse do novo defensor-geral do Estado
(Foto: Junio Matos)
O governador Wilson Lima (PSC) disse que a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) tem papel importante na ação de reintegração de posse que está sendo realizada na invasão Monte Horebe, Zona Norte de Manaus, nesta segunda-feira (2). Além disso, Wilson Lima afirmou que o governo vai dar assistência às famílias do local.
“Nós vamos pagar um valor de R$ 600 para essas famílias até que se encontre uma solução definitiva de moradia para elas; seja a doação de um lote, através de estudo se essa família tem ou não condição de fazer a construção de uma casa, seja através da entrega de um apartamento ou outra solução em consenso entre Governo do Estado e as famílias”, explicou o governador.
A declaração foi dada antes da solenidade de posse do novo defensor-geral do Estado, Ricardo Paiva, no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), no bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. Segundo o governador, o trabalho de reintegração foi planejado há 10 meses e o objetivo é de oferecer dignidade aos moradores da área.
O governador acrescentou que a ação foi planejada em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB), Defensoria Pública e Defesa Civil.
Local está ocupado irregularmente desde 2015. Foto: Jan Nogueira
Ele acrescentou que as forças de segurança entraram no terreno para que houvesse o domínio da área para libertar os ocupadores do controle dos traficantes e criminosos do local.
"Nossas equipes estão em campo, juntamente com a Defensoria Pública, para que as famílias sejam registradas e recebam o apoio do governo. Nenhuma família que mora no Monte Horebe ficará desamparada. As casas em que haviam famílias e utensílio domésticos foram preservadas. As estruturas que foram derrubadas não tinham nenhum tipo de habitação ", disse o governador.
O novo defensor-geral do Amazonas, Ricardo Paiva, afirmou que a intervenção do governo do Estado na invasão Monte Horebe foi realizada para assegurar moradia digna às pessoas que ocupam o terreno.
"O papel da Defensoria vai ser sempre olhar com mais atenção para cada uma das minorias e para as mulheres, idosos, crianças e adolescentes. No Monte Horebe, o defensor Rafael Barbosa está conduzindo toda a atuação da Defensoria e o órgão vai continuar no lado da população para que essa desocupação preserve as normas internacionais dos direitos humanos", disse o defensor.