Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019
Manaus

Nhamundá (AM) ocupa o quarto lugar no ranking de cidades com bom desempenho da gestão municipal

Levantamento foi feito pela CNM com base em 2010



1.jpg Prefeito de Nhamundá, Mário Paulain
05/05/2012 às 08:53

Quatro municípios do Amazonas figuram entre as 30 cidades do Brasil com melhor desempenho na área de gestão segundo estudo realizada pela Confederação Nacional dos Municipios (CNM). São eles: Nhamundá (4º lugar), Caapiranga (9º lugar), Japurá (26º lugar) e Tonantins (29º lugar).

O levantamento faz parte do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS) edição 2010. No quesito gestão, quatro aspectos são considerados: O custeio da máquina administrativa (quanto a prefeitura gasta para funcionar), a verba para disponível para investimento e o custo do Poder Legislativo.



Nos itens responsabilidade fiscal e desempenho na área social, nenhum dos 62 municípios do Estado ocupam as 30 primeiras colocações. Porém, entre os cem primeiros lugares, o Estado possui um na área fiscal, dez na de gestão, e nenhum na social.

A avaliação fiscal diz respeito ao endivamento, suficiência de caixa, gasto com pessoal e superávit primário (se o município gasta mais do que arrecada).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.