Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

Detran-AM lança campanha: 'No carnaval só não vale brincar com a vida. Se beber não dirija'

Objetivo é de inibir as infrações de trânsito, especialmente, a embriaguez ao volante e preservar vidas. As ações de fiscalização e educação serão realizadas a partir desta sexta-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (1) 16/02/2017 às 17:01 - Atualizado em 16/02/2017 às 17:06
Show campanha detran
Campanha Carnaval 2017 foi lançada na sede do Detran-AM, na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul (Foto: Gilson Mello)
Silane Souza Manaus (AM)

O Departamento Estadual de Trânsito Estadual do Amazonas (Detran-AM) lançou na manhã desta quinta-feira (16), na sede do órgão, a campanha Carnaval 2017, cujo tema é: “No carnaval só não vale brincar com a vida – Se beber não dirija”. O objetivo é inibir as infrações de trânsito, especialmente, a embriaguez ao volante e preservar vidas. As ações de fiscalização e educação serão realizadas a partir desta sexta-feira (17) até a quarta-feira de cinzas (1).

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, até o final do carnaval, o órgão vai realizar blitz permanentes de fiscalização da Lei Seca em todas as zonas da cidade em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (Baptran). Já as blitze educativas serão promovidas nos blocos, bandas de rua e desfile no sambódromo. “De hoje até quarta-feira de cinza estaremos 24 horas nas ruas”, afirmou Feitoza.

Ele explicou que uma das novidades da campanha deste ano são os agentes caracterizados de acidentados que irão circular pelos locais de folia. Eles carregam consigo uma placa com a frase: 'esta não precisa ser sua fantasia de Carnaval'. “Ao todo teremos 20 pessoas que estarão como se tivessem sofrido um acidente para alertar os foliões sobre o perigo do álcool e direção. Eles vão estar junto com o pessoal da educação nas bandas, blocos e sambódromo”, disse.

Outra novidade, conforme Leonel Feitoza, é um adesivo de uma placa que indica que a vaga de estacionamento é reservada a pessoas com deficiência que serão utilizadas pelos agentes para conscientizar os motoristas. Nelas está escrito: 'Se você bebeu e vai dirigir esta vaga pode ser sua'. Ou seja, alerta o condutor que ele pode, além de morrer, claro, ficar deficiente após sofrer um acidente. “É mais uma forma de estarmos conscientizando as pessoas para ter um carnaval de muita paz”.

Além disso, também haverá ônibus, carros e até ambulâncias adesivados com o slogan da campanha Carnaval 2017. Na ambulância há frases como: 'este não é carro alegórico, se beber não dirija'. Os painéis eletrônicos do Detran-AM também estarão mostrando mensagens sobre as questões de acidente de trânsito. “O grande vilão é o álcool. Muitas pessoas ainda não têm consciência de que álcool e direção sempre acabam numa tragédia”, lembrou Feitoza.

Disque-Pileque
Mantendo a tradição dos últimos quatro anos, até quarta-feira de cinzas, também estará em vigor o Disque-Pileque, uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito Estadual do Amazonas (Detran-AM) e a Associação e o Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado do Amazonas (Sindconam-AM). Os socorristas receberão as chamadas por meio do telefone (92) 99146-9863.

Publicidade
Publicidade