Publicidade
Manaus
NATAL

‘Noel do busão’ distribui alegria para passageiros de ônibus em Manaus

Motorista de transporte coletivo dedica tempo e dinheiro para oferecer Natal mais feliz para quem anda na linha 540, na capital 24/12/2017 às 05:10 - Atualizado em 24/12/2017 às 09:15
Show 1
Foto: Antônio Lima
Danilo Alves Manaus (AM)

Na contramão da crise, o motorista de ônibus Ismael Martins Rosa, 54, decidiu investir este ano para oferecer um Natal mais alegre aos passageiros que andam na linha 540. Todos os anos, ele se caracteriza de Papai Noel e segue o itinerário da linha distribuindo sorrisos e alimentando o sonho da garotada. “É um trabalho cansativo, mas eu faço com o maior orgulho do mundo. A cada ano, eu invisto mais na minha fantasia e, claro, na decoração do meu ‘expresso polar’ amazonense”, afirmou ele.

Para deixar as viagens com mais clima do Natal, o “bom velhinho” amazonense decorou o coletivo com guirlandas, piscas-piscas e com um Papai Noel de 1 metro. Ele preferiu não comentar sobre valores, mas até lembrancinhas são distribuídas durante as viagens do 540.


Foto: Antonio Lima

O motorista, que trabalha no ramo do transporte desde os 18 anos, afirma que o sonho de ser “Noel” surgiu há sete anos, durante uma parada em um dos pontos do itinerário da linha. “Vi a carreata do Papai Noel passar e enquanto esperava, vi uma criança chorando e perguntando do pai se eles poderiam seguir a carreata, mas ele disse que não tinha dinheiro nem da passagem para voltar para casa”, contou ele. Foi a partir daí que ele teve a ideia de ser transforma no bom velhinho.

Magia do Natal

Para cumprir a promessa que fez, Ismael assume um itinerário diferente todos os dias. De acordo com o motorista, a ideia, de início, assustou o chefe e os colegas de trabalho. “Eu fazia isso  quando era motorista de táxi. Já no ônibus, no começo, meu chefe ficou com um pé atrás, mas autorizou. Quando viram o resultado através das câmeras de segurança do ônibus, eles sentiram a mesma magia e deu certo”, disse.


Foto: Antonio Lima

Depois de todos esses anos, o bom velhinho do 540 continua arrastando fãs por onde ele passa. O terminal da linha fica no conjunto Ouro Verde, na Zona Leste,  e lá, crianças e adultos param para tirar foto e fazer pedidos. A dona de casa Rosa do Carmo, 34, entregou a Ismael o pedido da filha. “Ele é uma pessoa muito boa, e no dia da entrega, minha filha se emocionou”, contou. Ismael apenas agradece em ter a oportunidade e reforça o empenho que tem para fazer o dia de alguém mais feliz. ”Não é apenas um bom dia, é a sensação de ter mudado o dia daquela pessoa. O Natal é renovação de fé sempre”, finalizou.

Ajudante novata

Kellyanne Rocha, 25, trabalha há apenas três meses com Ismael na linha 540. Ela disse que o clima dentro do ônibus fica mais alegre e o espírito do Natal contagia a todos. “É muito lindo ver as pessoas, que muitas vezes são mal educadas no começo do dia, dando aquele sorriso, só porque a decoração está diferente”, comentou.

Publicidade
Publicidade