Terça-feira, 23 de Julho de 2019
EM PAUTA

Nos EUA, Amazonas discute gestão de águas da bacia do Putumayo-Içá

Reunião nos Estados Unidos teve como objetivo promover intercâmbio entre Brasil, Colômbia, Equador e Peru e determinar os próximos passos de projeto com o Fundo Global para o Meio Ambiente



secret_rios_A337D2B3-5427-4970-81A4-9A9BA1275E5C.JPG Foto: Divulgação
15/06/2019 às 16:41

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, até sexta-feira (14), do encontro na sede do Banco Mundial, em Washington (EUA), para discutir a gestão de águas internacionais da bacia do Putumayo-Içá, único rio da bacia amazônica que drena territórios da Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Durante a agenda, que faz parte do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, foi anunciado também evento em Manaus nos próximos dias 26 e 27 de junho, onde é esperada a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

A reunião nos Estados Unidos teve como objetivo promover intercâmbio entre Brasil, Colômbia, Equador e Peru e determinar os próximos passos do projeto com o Fundo Global para o Meio Ambiente (no inglês, Global Environment Facility - GEF) para a gestão da bacia. A Sema participa como responsável pela implementação técnica do projeto Paisagens Sustentáveis.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, a iniciativa é importante para os quatro países banhados pelo Putumayo-Içá. “Para o Governo do Amazonas é estratégico aprofundar as relações com países vizinhos para conservação dos recursos naturais da Amazônia e ter o apoio do Ministério do Meio Ambiente para que o Amazonas coordene a estratégia de gestão da bacia do rio Içá, pelo Brasil, demonstra que estamos no caminho certo ao alinhar conservação ambiental e melhoria da qualidade de vida das pessoas, em especial as do interior do Estado”, explicou.

Agenda em Manaus

Na viagem aos Estados Unidos, foi confirmada ainda a visita ao Amazonas para missão de supervisão do Banco Mundial ao Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia. O encontro ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho e avaliará o andamento do projeto nas dimensões físico-financeira e dos indicadores, além de propiciar o engajamento das instituições parceiras.

A programação contará com agenda técnica de supervisão do projeto e também com uma reunião liderada pelo secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Serra Negra Camerini, em conjunto com o Banco Mundial, com a participação de secretários de Estado de Meio Ambiente de diferentes estados da Amazônia. Para o encerramento da missão é esperada a participação do ministro Ricardo Salles em uma reunião de alto nível sobre gestão ambiental.

*Com informações da Secom. 

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.