Publicidade
Manaus
Manaus

Nova ocupação irregular promove desmatamento em área verde na Zona Oeste de Manaus

Dezenas de barracos foram erguidos em meio às clareiras abertas em uma área verde no bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus 17/12/2014 às 09:02
Show 1
Nova invasão na Zona Oeste de Manaus começa a crescer desordenadamente
Nelson Brilhante Manaus (AM)

VEJA GALERIA / ASSISTA AO VÍDEO

Trator de esteira e pá mecânica para deixar as novas ruas com um certo ar de “ordenamento” urbano, Hilux do ano estacionada e até uma fábrica caseira de tijolos e carvão. É com essas novidades e com muita velocidade que está avançando o desmatamento e a ocupação da mais nova invasão ilegal de terras de Manaus, que fica entre a estrada do conjunto Vivenda Verde e o igarapé do Tarumã Açu, na Zona Oeste.

De forma aparentemente estratégica, foram abertas várias clareiras no meio da floresta, onde barracos delimitam a grande área que ainda pode ser ocupada. Até a manhã de ontem não havia sido identificado o proprietário do terreno, apenas soube-se que pertence a um empresário amazonense.

Imagens aéreas mostram a dimensão do estrago que está sendo feito por centenas de famílias naquela área de floresta nativa. A extensão ocupada é imensa e o loteamento continua avançando, mata a dentro, em direção à margem do igarapé.


Um morador das proximidades, que não quis ter a identidade revelada, disse que no último final de semana foi muito grande o movimento de pessoas e veículos na área. Tanto quanto o número de barracos é o número de lotes que estão apenas delimitados, territorialmente, por cercas de madeira.

Procurada por A CRÍTICA, a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) disse que ainda não havia recebido nenhuma denúncia sobre a invasão, mas que uma equipe seria deslocada para identificar a área. Caso seja particular, o proprietário terá que fazer a denúncia.

Casos anteriores

Só para lembrar os casos mais recentes, na mesma área do Tarumã, dia 27 de novembro, policiais do Comando de Policiamento Especializado (CPE) cumpriram a reintegração de posse de um terreno particular, também nas proximidades da Vivenda Verde.

No dia 3 de dezembro, outro mandado de reintegração foi cumprido num terreno próximo ao Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Departamento Nacional de Trânsito no Amazonas (Detran-AM), no bairro Rio Piorini, Zona Norte.




Publicidade
Publicidade