Publicidade
Manaus
Educação

Nova sede do Colégio Martha Falcão inaugura hoje primando pela sustentabilidade

Primando pelo melhor, a tradicional institucional educacional, com 30 anos no fundação, vai inaugurar neste sábado sua nova sede 26/11/2016 às 10:56
Show martha2
Despertar ainda mais a consciência ecológica dos alunos é uma das finalidades do Colégio Martha Falcão com sua nova sede que inaugura hoje (Fotos: Antonio Menezes e Romário Oliveira/Divulgação e Divulgação)
Paulo André Nunes Manaus (AM)

O Colégio Martha Falcão vai mudar de endereço visando oferecer ainda mais qualidade de ensino para os seus alunos. Primando pelo melhor, a tradicional institucional educacional, com 30 anos no fundação, vai inaugurar neste sábado, dia 26, a partir de 17h, sua nova sede que ficará localizada na rua Salvador, números 417/425, em Adrianópolis, Zona Centro-Sul.

Na nova unidade de 9.000 metros quadrados e 24 salas, que vai abrigar os 460 alunos dos ensinos fundamental e médio que hoje estudam na rua Natal (que ficará a partir de 2017 somente com os estudantes de Educação Infantil do Pinocchio Centro Educacional), o conceito primordial a ser seguido será o de escola sustentável, informa a própria professora Nelly Falcão, diretora geral das Instituições Nelly Falcão de Souza (que agregam o Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional). Ela comentou sobre algumas das novidades.  

“Instalamos um sistema de filtros em que podemos reaproveitar e não desperdiçar tanta água. Esse reaproveitamento virá das águas pluviais para instalações sanitárias e irrigar plantas do jardim da escola. Outras novidades são a horta sustentável, onde teremos um programa de educação ambiental, produção de mudas para arborizar a cidade, além da coletiva seletiva de lixo, estação de tratamento de esgoto (ETE). Outra novidade que está dentro da sustentabilidade é a questão da acústica, pois sabemos que o ruído é poluidor e perturbador”, destaca a educadora.

Neste último quesito, ele será feito por tratamento acústico e térmico nas salas de aula. E mais: seguindo o objetivo de criar uma cultura de sustentabilidade a partir da prática de hábitos e comportamentos sustentáveis na escola, família e comunidade, a instituição anuncia que sua nova estrutura terá gerador de energia, elevadores, catracas e câmeras em todos os ambientes de acesso.

“Queremos, com a economia de água e luz despertar a consciência ecológica do aluno. Dele conviver com o compromisso de fazer a coletiva seletiva”, ressalta a professora.

Outras novidades

Mas as novidades não param por aí. Os edifícios foram distribuídos em blocos independentes e interligados dispostos no terreno, visando um melhor aproveitamento de ventilação e iluminação natural e contando com uma área verde de convivência.

A moderna sede terá biblioteca, ludoteca, laboratório de informática, laboratório de Ciências/Física/Química, sala de judô, sala de balé, sala de música, ateliê de artes, quadra poliesportiva, vestiário, piscina, banheiros, duas cantinas, refeitório, sala de repouso, cozinha, ambulatório, loja de material escolar e uniforme, salas de professores, salas de coordenação, sala de atendimento aos pais, sala de atendimento psicológico, playground, centro administrativo, TI, estacionamento, 2 guaritas, área de serviço e, claro, um memorial para a patrona da instituição, Martha Falcão.  

Outros diferenciais da estrutura física da escola são que todos os ambientes possuem acessibilidade (segundo as normas da ABNT), horta educativa e estrutura destinada para o ensino Integral.

No quesito tecnologia, que é considerado uma das características mais fortes do Colégio Martha Falcão, as principais inovações na sede da rua Salvador serão a sala 3D, data show na salas de aula, notebooks e computadores de última geração para o laboratório de informática.

Em relação à atual sede, outra principal mudança além da estrutura mais moderna, é que a clientela do Colégio não vai mais compartilhar o espaço físico com a Faculdade Martha Falcão/Devry. A faculdade continua com o mesmo nome, embora seja de outra administração. “Estamos continuando com o compromisso de manter as raízes e filosofias da instituição da nossa patrona, Martha Falcão, que faleceu este ano. E começamos aí um novo ciclo e vamos ver se vai dar tudo certo”, disse a diretora geral.

“Todos os nossos alunos serão convidados para essa inauguração pois eles ajudaram a acompanhar a obra. Todos eles visitaram a obra e nada mais justo do que estarem presentes neste momento importante pois o presente é pra eles. Nós estamos 24 horas nessa escola”, comentou ela sobre a nova sede.

Diretora geral é a favor de uma maior discussão sobre o Ensino Médio

A diretora  Nelly Falcão é  a favor de uma maior discussão acerca das mudanças propostas pelo Governo Federal quanto à reforma do Ensino Médio no País. “Espero que haja mais aprofundamento para entendermos essa questão. Acho que houve uma precipitação em falar de tirarem disciplinas. Não é por aí, isso abala o professor. Tirar artes, sociologia, filosofia que são disciplinas que compõem a formação para a cidadania... Não queremos formar robôs, pois somos da linha humanista, mas sim seres na sua integralidade. Não é cortando disciplinas, mas adequando e dando opções ao aluno para ele escolher”, afirma a educadora.

Frase

"A inauguração dessa nova sede representa um marco, a renovação dos nossos sonhos”

Nelly Falcão, diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza

Blog

Elaine Saldanha, presidente do Sinepe

"Nós do Sindicato das Escolas Particulares do Amazonas (Sinepe) parabenizamos o Colégio Martha Falcão que está investindo em uma infra-estrutura adequada, que já havia, mas que agora traz algo relacionado buscando a sustentabilidade no sentido de melhorar a questão do meio ambiente. A instituição está preocupada com isso, e com certeza isso colabora para o conforto do aluno. Se você está num ambiente que tem maior conforto para o desenvolvimento do aprendizado, isso tem parcela de contribuição. Não é só isso que auxilia o aprendizado, mas ajuda. A Martha Falcão é uma instituição de vanguarda e pensa acima do seu tempo. Ainda mais hoje, onde as pessoas estão pouco investindo.

Publicidade
Publicidade